Gincana Esportiva envolve estudantes do ensino noturno na Emef Thetis Nunes

Educação
13/07/2017 12h55

Ir à escola no período da noite envolve muito esforço e força de vontade. Muitos estudantes trabalham, fazem cursos ou mesmo administram lares durante todo o dia. Mas ir para Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Thétis Nunes tem sido motivo de expectativa, tendo em vista os projetos pedagógicos desenvolvidos para tornar a aprendizagem mais leve e a socialização dentro da comunidade escolar cada vez mais sedimentada.

Um dos projetos que tem empolgado os estudantes é a Gincana Esportiva. Quem acha que somente as crianças gostam de brincar, não conhece a alegria que toma conta dos estudantes do turno da noite nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

São atividades como cabo de guerra, tênis de mesa, corrida de circuito, dama, dominó, corrida de ovo. Nesta quinta-feira, 13, a noite continua divertida: será a vez de partidas de queimado e futebol de salão. As turmas envolvidas são da primeira a quarta etapas e dos primeiro e segundo ciclos.


"Desde o tempo que entrei na rede, e já faz uns cinco anos, não tem um evento assim à noite. Os alunos estão muito empolgados e a intenção é tornar a escola atrativa para tentar diminuir a evasão e criar um sentimento de pertencimento à escola, além de valorizar tanto a escola quanto os professores. Hoje montaremos uma equipe de professores para jogar com eles", revela o diretor da unidade de ensino, Isau Vinícius Freire.

De acordo com a professora de educação física, Alessandra Lázaro Braga, a gincana será incluída no plano pedagógico do EJA e acontecerá durante todo o semestre. "Eu e os outros professores tivemos essa ideia, queremos que além do assunto tratado em sala de aula,  tivesse a parte esportiva, para que eles tenham a chance de sair um pouco da sala de aula e realizar uma atividade diferente", explica.

O cansaço da correria do dia a dia não atrapalhou o estudante do segundo ciclo, José Gildo, de 38 anos, de participar da gincana. "Foi uma atividade diferente que mudou nossa rotina, gostei bastante e sei que todos os alunos também gostaram, pois todos participaram. A gincana foi um tipo de atividade que fez com que os alunos da noite pudessem se sentir mais vontade e disposição em ir para escola", conta.