Saúde promove ação em comemoração ao Dia do Homem

Saúde
14/07/2017 16h53
Início > Notícias > Saúde promove ação em comemoração ao Dia do Homem

Em  alusão ao Dia do Homem, comemorado neste sábado, 15, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, localizada no conjunto Médici, realizou na manhã desta sexta-feira, 14, uma ação de promoção à saúde na feira da comunidade. Aferição de pressão arterial, exames de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites  B e C foram alguns dos serviços oferecidos não somente aos feirantes, mas também para todos os consumidores que frequentam a feira.

De acordo com a gerente da Unidade de Saúde, Cristiane Barreto, a ação foi pensada com foco nos homens, com o objetivo de chamar a atenção desse público para a necessidade de uma saúde preventiva. “Como o dia 15 de julho é o Dia Nacional do Homem, nós desenvolvemos essa atividade para alertar sobre a importância dos cuidados básicos com a saúde que todos devem ter. A oferta  dos serviços  como testes rápidos, aferição de pressão e glicemia é uma forma de trabalhar a prevenção e promover a qualidade de vida”.

Durante o evento, houve ainda distribuição de preservativos masculinos e material informativo sobre prevenção de doenças, além de roda de conversa com os participantes comandada pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

A fonoaudióloga do Nasf, Arlene Damasceno, percorreu a feira realizando um corpo a corpo com a comunidade. Ela distribuiu panfletos e convidou a todos para fazer os exames oferecidos durante a ação.  “Nesses anos de experiência em saúde coletiva eu percebi que os homens dificilmente frequentam as Unidade de Saúde, a gente ter que ir até eles. Então a nossa proposta é justamente levar a saúde para perto dos homens. Mas a gente não pode apenas montar uma tenda e esperar que eles apareçam, por isso eu fiz questão de percorrer todas as bancas fazendo o convite para que eles viessem fazer os exames preventivos”.

Paulo Maurício da Silva, que é aposentado, atendeu ao chamado feito pela profissional do Nasf e foi um dos primeiros a aferir a pressão, fazer os testes rápidos e o exame de glicemia. “Venho toda semana aqui na feira do Médici e hoje aproveitei para cuidar da saúde. Achei a iniciativa do pessoal da unidade muito boa, estão todos de parabéns”.

Estudante  de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, Felipe Alberto também aprovou a realização da atividade na feira. “Toda ação de prevenção é válida. É muito melhor ser vigilante com a saúde do que correr para o posto somente quando se descobre alguma doença”, pontuou.