População comemora limpeza geral do Mercado Albano Franco

Agência Aracaju de Notícias
18/07/2017 17h01

Casa limpa e arrumada. Foi esta a sensação dos comerciantes e fregueses do Mercado Municipal Albano Franco quando chegaram ao local nesta terça-feira, 18. Após a limpeza geral do espaço promovida pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) na última segunda-feira, 17, os frequentadores do mercado encontraram um local limpo e aprovaram a ação. A iniciativa é mais um dos esforços da atual gestão para manter a limpeza dos mercados e feiras livres da cidade.

Keily Pereira é proprietária de um box e vende cocos há um ano. Ela reconhece a importância da limpeza do lugar. "Como são muitos produtos juntos, isso traz inseto, tem que ser mantido limpo mesmo. Isso atrai o cliente, que se sente mais seguro e a gente só tem a crescer", deseja a comerciante.

A limpeza geral do mercado Albano Franco será feita uma vez por mês, sempre na terceira segunda-feira do mês, atendendo as necessidades dos feirantes. A solicitação foi protocolada junto à Empresa Municipal por uma comissão formada por permissionários do local. Nos dias em que ocorrer a ação, o mercado será fechado e reaberto normalmente no dia seguinte.

Todos os setores do mercado receberam serviços de dedetização, desratização, varrição, retirada de resíduos e lavagem do espaço. O trabalho agradou Maria Helena dos Santos, que está no mercado há dez anos vendendo cereais. "Eu achei ótimo, está bem limpo e organizado. Estava precisando muito dessa limpeza", disse.

Cláudia Chagas é turista do Rio de Janeiro, está passando férias com a filha em Aracaju e aproveitou para passear pelo local. "Já estive aqui há dez anos e voltei agora. Gosto muito daqui porque tem muitas frutas e é tudo barato. Também percebo que está diferente, mais limpo que antes".

O conhecido forrozeiro Zé Américo do Campo do Brito tem um restaurante no mercado Antônio Franco e faz questão de comprar tudo para seu estabelecimento no mercado ao lado, o Albano Franco. "Esse é o melhor mercado do Nordeste e agora com a faxina geral uma vez por mês, é evidente que as coisas vão melhorar muito em nossos mercados e no Centro Histórico de Aracaju", afirma.

Ele também chama a atenção para a conscientização dos frequentadores do lugar. "Cheguei hoje e percebi um aspecto mais limpo, os comerciantes também estão se educando para limpar mais. Acredito que vão começar a se adequar à limpeza que a Emsurb está oferecendo. Nota 10 para a Prefeitura!", avalia Zé Américo.