Iniciada em maio do ano passado, a reforma da Praça dos Expedicionários, localizada no bairro Getúlio Vargas, estava completamente parada e, para os moradores e comerciantes da região, o cenário era de abandono. Porém, assim como muitas obras da capital, a revitalização da praça foi retomada pela atual gestão e, atualmente, segue em ritmo acelerado rumo à conclusão.
Os tapumes que hoje circundam toda a área de seis mil metros quadrados darão lugar, em breve, à vista de um local requalificado e pronto para atender aos anseios da população. Espaço histórico de Aracaju, a praça vem recebendo os devidos reparos para, inclusive, contribuir para a manutenção da identidade da capital. Para quem mora ou tem comércio nos arredores, a retomada e conclusão da obra só vai beneficiar. Quem antes observavam a inércia anterior, agora aguarda com ansiedade a entrega da praça completamente pronta para ser apreciada.
Dona Maria do Socorro é um exemplo de quem, no ano passado, observava de perto a promessa de uma obra que começou e foi paralisada. Proprietária de um bar em frente à praça, ela afirma que sentiu os efeitos nas vendas. “Praticamente um ano que não se via movimento. Quando vi os operários de volta, me animei. Como tenho comércio aqui, até mesmo os tapumes atrapalham a chegada da clientela. Agora, já fico na expectativa quando percebo que a coisa está andando”, contou ela a comerciante.
Perto do bar de dona Maria, outros pequenos comerciantes tentam se manter financeiramente no local. Mesmo aqueles com clientela certa, como o barbeiro Domingos Silva, puderam sentir os efeitos de uma praça fechada. “Mesmo que não seja uma praça das mais movimentadas de Aracaju, ainda assim, o local perde o atrativo se tem uma obra que é paralisada. Ainda bem que a retomaram. Agora, acredito que o movimento vai voltar”, disse Domingos.
Revitalização
Localizada entre as ruas Getúlio Vargas, Basílio Rocha e a avenida Mamede Paes Mendonça, em frente à antiga e histórica Estação da Leste, a Praça dos Expedicionários é rodeada, principalmente, por comércio. Construída em memória dos bravos soldados sergipanos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a praça possui monumentos aos combatentes e relata a história do município e de um dos mais marcantes acontecimentos do mundo.
Com a revitalização quase finalizada, o local está sendo contemplado com um novo complexo de iluminação pública, limpeza e recuperação dos monumentos, construção de 28 bancos, novo paisagismo, recuperação das calçadas das ruas do entorno construção de estacionamento e rampas de acesso às pessoas portadoras de deficiência.
Joaquim Moura vive na região há 20 anos e acompanhou várias fases vividas pela praça. “Reforma é sempre algo positivo porque a intenção é melhorar. Para mim, que já moro há tanto tempo por aqui, vejo com muita satisfação a retomada da obra. A única coisa que desejo quando a obra for concluída é que as pessoas ajudem a preservar, afinal, ela será de uso coletivo para toda a população”, destacou ele ao ressaltar alguns exemplos de vandalismo vistos antes do início da reforma da praça.
Fábio Eduardo é outro comerciante da área que já estava cansado de ver a obra parada. “Ver os operários trabalhando nos dá a certeza de que agora a obra será concluída. Os tapumes cobrem a visão do entorno da praça e, consequentemente, afasta clientes. Eu fiquei contente com a retomada da obra porque a ideia que tenho é de que, assim que a praça ficar pronta, as coisas irão melhorar”, frisou.
Além da obra realizada na praça, outros reparos estão sendo feitos nas proximidades do logradouro. Entre a antiga estação ferroviária desativada e a praça está sendo construído um canteiro central com paisagismo e melhores indicadores para quem trafega no local, inclusive possuindo uma faixa elevada para travessia de pedestre, conhecida como lombo-faixa.