Nesta sexta-feira, 21, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), fiscalizou um lago situado no bairro Industrial que está sendo aterrado por apresentar grande quantidade de resíduos de construção civil e volumosos.
A equipe do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da secretaria constatou que no local existe uma delimitação de cercas e uso de entulhos em porções do terreno que indicam o aterramento progressivo da área, o que pode prejudicar o curso d’água existente.
A área também é utilizada pelos moradores para a lavagem de animais. “Além de detectarmos que o local servia para a limpeza dos animais, verificamos que há uma intensa disposição de resíduos da construção civil, além também de delimitação de cercas com arame farpado em diversos pontos do terreno”, informa o secretário da Sema, Cesar Viana.
A equipe do DCA fez o registro fotográfico e realizou a marcação dos pontos com o auxílio do GPS, a fim de elaborar um mapa com as características da área em questão. A medida adotada pela Sema será encaminhar o relatório elaborado pelos fiscais para a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para que assim efetuem a limpeza do lago o mais breve possível retirando os resíduos do local. A Sema também vai solicitar a desobstrução da área preventivamente para Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a fim de evitar uma futura invasão.