Cadastro para uso de publicidade em táxi deverá ser realizado na SMTT

Agência Aracaju de Notícias
01/08/2017 13h20
Início > Notícias > Cadastro para uso de publicidade em táxi deverá ser realizado na SMTT

Os motoristas de táxi do tipo bandeira em Aracaju poderão contar com mais uma fonte de renda relativa aos seus veículos.A lei que regulamenta a exploração de anúncios publicitários nos carros estão em vigor e os interessados devem comparecer à sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para realizar o cadastramento do serviço.

A lei municipal 3.739/2011 regulariza o uso dos veículos de táxis como plataformas de publicidade, respeitando as condições de segurança impostas pelo Código Trânsito Brasileiro (CTB). Na prática, os permissionários poderão colocar anúncios de patrocinadores sobre o vidro traseiro do veículo, na parte de trás dos bancos e no teto do automóvel, podendo aumentar sua renda.  

Contudo, existem regras para o uso correto dos espaços. No caso de um anúncio no vidro traseiro, é preciso que o carro esteja de acordo com a resolução n°254/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); na parte de trás dos bancos, através de um porta-folhetos, é obrigatório que em pelo menos um dos lados do dispositivo estejam disponíveis propagandas educativas e de caráter público; o anúncio no teto do veículo, através de painel luminoso, será analisado tecnicamente pela SMTT em relação às medidas e deverá conter a inscrição "Táxi", com o número do prefixo do carro.

Cadastro

Ao dirigir-se à SMTT, localizada na rua Roberto Fonseca (antiga rua G), nº 200, bairro Inácio Barbosa, o taxista precisará preencher um formulário com o nome do permissionário, número prefixo do veículo e número da placa. Também será necessária a apresentação do contrato de publicidade firmado e a indicação do local e modelo do anúncio. "O serviço já está disponível e agora é preciso realizar o cadastro daqueles que se interessarem em disponibilizar seus veículos para uso publicitário", afirma Augusto Magalhães, diretor de Transporte Público da SMTT.

Oportunidade

A aplicação da lei garante aos motoristas de táxis que façam a prospecção de anunciantes e firmem parcerias sobre o uso dos seus veículos.  Por circularem por toda a cidade, esses carros maximizam o alcance dos anúncios publicitários, atingindo um público de quantidade expressiva.

A realização do cadastro que permite a disponibilização para publicidade é uma demanda dos motoristas de táxi, buscando maior rentabilidade para a sua função. Além dessa reivindicação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está sempre aberta ao diálogo. Os representantes da categoria possuem uma reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira no dia 15 de agosto.