Defesa Social realiza trabalho preventivo em áreas de risco

Defesa Social e Cidadania
14/08/2017 14h52

A Secretaria de Defesa Social e da Cidadania de Aracaju (Semdec), através da Defesa Civil municipal, adota medidas preventivas para garantir a segurança da população, especialmente durante o período com maior incidência de chuvas. As precipitações ocorridas entre os meses de março e julho equivalem à média de 200 milímetros ao mês. O Plano de Contingência, elaborado com base na previsão desse volume de chuvas, e análises realizadas pela equipe técnica da Defesa Civil garantiram a segurança da população.

As estratégias adotadas, até o momento, resultaram na assistência a cerca de 100 pessoas, durante o mês de maio, quando essas foram realocadas em decorrência das fortes chuvas. Esses cidadãos receberam a assistência necessária através dos Centros de Referência de Assistência Social de Aracaju (Cras), das suas respectivas regiões, em alguns casos foram encaminhados para a casa de familiares.  Já através do telefone de emergência, 199, foram registrados 200 atendimentos, desde a sua implantação, que ocorreu há pouco mais de cinco meses.

O coordenador técnico e engenheiro da Defesa Civil Municipal, Silvio Prado, explica que para nortear as ações preventivas é realizado o mapeamento de todas as áreas de risco em Aracaju. “As localidades próximas às encostas, morros ou que são cortadas por rios, ou canais, recebem maior atenção por parte da Defesa Civil de Aracaju”, esclareceu.  

Realizar a remoção dos moradores de áreas de alto risco é, segundo o coordenador, a melhor solução para evitar tragédias. “Poupar vidas, reduzir riscos e evitar que a população sofra com deslizamentos de terra e com enchentes são alguns dos  nossos objetivos”, acrescentou.

A população também atua como importante parceira no processo de prevenção às situações de maior risco. Ao entrar em contato com a Defesa Civil, através do 199, para comunicar uma situação de possível desastre, o cidadão contribui com a preservação da vida de outras pessoas. A partir desse contato, as equipes competentes realizarão uma avaliação da área e adotarão as precauções necessárias.

Planejamento

O secretário da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, Luis Fernando Almeida, informa que o plano de Defesa Civil já está em fase de reestruturação para o próximo ano.  “O objetivo é que a única coisa que possa nos pegar de surpresa seja uma quantidade maior de chuvas, fator esse que não podemos controlar.  Mas teremos um plano estratégico de ações para garantir uma atuação bem definida e, assim, evitar ou minimizar os possíveis  problemas”, declarou.  

De acordo com o gestor, esse planejamento envolve, inclusive, a vigilância em relação ao descarte irregular do lixo. “Precisamos zelar pelos nossos córregos e rios para evitar obstruções em momentos de maior volume de chuvas”, enfatizou.