Fazenda apresenta mudanças da NFE-s aos colaboradores do Sebrae

Fazenda
14/08/2017 16h38

A reformulação do sistema que emite a nota fiscal eletrônica de serviço (NFE-s) em Aracaju foi apresentada nesta segunda-feira, 14, aos colaboradores do Sebrae, através de uma capacitação realizada pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). O objetivo foi mostrar aos servidores da instituição quais as principais inovações da ferramenta, de forma a familiarizá-los com  as mudanças que entrarão em vigor no próximo mês de outubro.

"Os profissionais do Sebrae precisam estar preparados para atender aos contribuintes que procuram o serviço de assessoria prestado pela instituição, especialmente os microempreendedores individuais (MEI)", explica o diretor do Departamento de Tributos Mobiliários (DTM) da Secretaria, Carlos Augusto.

Segundo ele, antes da mudança valer efetivamente, todo o público interessado no assunto será informado e devidamente treinado para as alterações do sistema. "Há um cronograma estabelecido, com encontros iniciais e capacitações mais aprofundadas que ocorrerão em setembro. Essas modificações foram feitas para aprimorar a ferramenta e aproveitar as novas tecnologias disponíveis, beneficiando, acima de tudo, os contribuintes", enfatiza.

Tanto os servidores que prestam assessoria ao público externo, como os que recebem os fornecedores do próprio Sebrae e, por isso, estão em contato com a NFE-s, participaram da capacitação. A analista técnica Thaís Mota, que atua da unidade de atendimento individual, ressalta a facilidade de acesso adquirida pelo sistema com as mudanças apresentadas. "Está mais dinâmico, prático e acessível. Foram excluídos campos desnecessários e otimizados espaços importantes. Sem dúvida, uma mudança positiva", avalia.