Prefeitura realizará Audiência Pública para apresentar e discutir o Plano Plurianual (PPA)

Planejamento e Orçamento
14/08/2017 19h18

No próximo dia 24 de agosto, quinta-feira, às 15h, a sociedade aracajuana, entidades de classe, parlamentares, entidades religiosas, a imprensa, e os representantes dos poderes constituídos estão convidados para participar da Audiência Pública que será realizada no Centro Administrativo Aloísio Campos com a finalidade de apresentar, discutir e elaborar a proposta de Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA), para o período 2018-2021, bem como para eleger as prioridades para o exercício 2018.

Além de cumprir as determinações da Constituição e da Lei de Responsabilidade Fiscal, este é um momento onde a administração municipal dá voz aos anseios da população. “É neste momento onde planejamos os próximos quatro anos, também onde lançamos nosso planejamento estratégico que vai até 10 anos, e, mais do que nunca, é neste momento onde precisamos da opinião da população para escolher os programas corretos, com base na real demanda da sociedade”, explica o coordenador de Orçamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), José Leilton de Almeida.

Segundo ele, outro elemento fundamental nesse processo é a definição das prioridades para 2018 no âmbito municipal. “Nós teremos um momento onde vamos nos debruçar sobre as prioridades para 2018. Enquanto Poder Executivo, vamos buscar as condições para atingir essas demandas, alavancando o desenvolvimento e a qualidade de vida para a população aracajuana”, enfatiza o coordenador.

Questionário

Aliada à realização da audiência pública, a administração municipal também buscará a participação popular na definição de prioridades através da aplicação de um questionário, que estará disponível no portal da prefeitura na internet (www.aracaju.se.gov.br), onde cada cidadão poderá eleger as prioridades do seu bairro, ajudando na construção do Plano Plurianual, e na elaboração de programas e ações específicas.

Após a identificação, via CPF e dados pessoais, cada cidadão poderá eleger três prioridades dentre itens como infraestrutura, educação, saúde, segurança, lazer, entre outros, com um espaço específico que irá registrar a sugestão que será, na sequência, encaminhada ao setor responsável. “Essa será uma ferramenta fundamental para coletarmos essas demandas da população, trazendo à tona os reais anseios da população de cada bairro de Aracaju”, argumenta o coordenador, cuja equipe será responsável por esse processo de triagem das sugestões oferecidas pelos aracajuanos.