Emei Dom Avelar investe no lúdico para o desenvolvimento das crianças

Educação
15/08/2017 17h00

A educação infantil para as crianças de 1 a 3 anos é motivo de muita dedicação da atual gestão da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Nesta terça-feira,15, as crianças de ensino integral da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão estão aprendendo a fazer massa de modelar caseira. O que parece uma simples brincadeira, na verdade, é um estímulo em diversos aspectos fundamentais para o desenvolvimento desses bebês.

A diretora da Emei, Karine Melo, aproveitou as férias das turmas dos turnos parciais para envolver todas as cuidadoras nas oficinas. A diretora explicou que através da brincadeira com massinhas os alunos descobrem novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos, além de estarem aprendendo sobre a importância da confecção de seus brinquedos, investindo, assim, em um consumo mais consciente.

"A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação. A criança, ao brincar de massinha, geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações, e isso é de extrema importância para o desenvolvimento delas nessa idade", explica a diretora.

Com apenas três anos, a aluna Ane Vitória de Jesus já sabe todos os ingredientes necessários para confecção da massinha, que ela escolheu da cor vermelha. "Farinha de trigo, tinta ‘de comer', óleo, sal e mistura tudo, primeiro com a colher e depois com a mão", explicou, sem conseguir esconder a euforia ao ver a sua massinha tomando forma.

A cuidadora Ticiane Mendes chamou atenção para a importância do investimento entre alunos e cuidadores. "Aqui todos estamos fazendo juntos, procurando o melhor ponto para a massinha, e com isso as crianças vão se expressando, nós vamos trabalhando a nossa imaginação junto com a deles e vamos fazendo essa troca, que é maravilhosa para todos nós", afirma a cuidadora.

Além do trabalho com a expressividade, o manuseio das massas de modelagem desenvolve a imaginação criadora, estabelece relações indo além da sua realidade imediata e cria jogos simbólicos, onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho ou uma pessoa, o que desenvolve a criatividade e o imaginário das crianças. Além disso, elas podem experimentar criações tridimensionais, percebendo volumes, formas, profundidade: que são conceitos e conteúdos presentes tanto na arte quanto na matemática.