SMTT promove palestra para idosos sobre segurança no trânsito

Transporte e Trânsito
15/08/2017 18h06

Os supervisores de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), José Lima e Heloisa Rezende, ministraram palestra na tarde desta terça-feira, 15, na Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto Bugio (Amab). Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre segurança no trânsito, eles falaram sobre faixa de pedestres, tempo do semáforo, ciclovias e índices de acidentes.

O público da palestra era formado, em sua maioria, por pessoas que já atingiram a terceira idade. Maria dos Prazeres conta que já perdeu um filho por causa de um acidente de moto. “Já quase fui atropelada porque, mesmo passando na faixa, um motorista parou e o outro não. Fiquei no meio da rua e o carro tirou um fino de mim. Tenho muito medo dessas coisas. Há 18 anos eu perdi um filho num acidente de moto e várias pessoas da minha família já sofreram acidentes no trânsito”, afirma.

Na palestra, o supervisor José Lima tocou em pontos importantes para a segurança dos pedestres. “O melhor é sempre atravessar na faixa e só quando tiver certeza de que todos os veículos pararam, inclusive aquelas motos que circulam entre os carros. Vocês precisam ter certeza de que está sendo visto por todos os motoristas. Sempre tem aquele motorista mais distraído ou que está mexendo no celular enquanto dirige e pode não ver vocês. Tomem muito cuidado”, alerta o supervisor.

Foi com essa mesma preocupação que o presidente da Amab, José Aragão, propôs a realização da palestra com os idosos do bairro. “Alguns já têm a mobilidade reduzida mas ainda andam sozinhos, por isso precisam ter mais conhecimento sobre trânsito, para se cuidarem mais”, explica.

Educação para o Trânsito 

Nesta terça, a equipe da coordenadoria de Educação da SMTT também esteve na Escola de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, na Olaria. Mais de 140 estudantes, com uma faixa etária de 8 a 11 anos, participaram das atividades promovidas em parceria com o grupo de teatro Cones.