Semed participa de Campanha de Combate ao Funcionamento das Escolas Clandestinas

Educação
22/08/2017 21h11

Durante toda esta terça-feira, 22, a presidente do Conselho Municipal da Educação de Aracaju e coordenadora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maria José Guimarães, participou do lançamento da Campanha de Combate ao Funcionamento das Escolas Clandestinas. A iniciativa foi fruto de uma união de forças entre a Semed, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público, o Conselho Municipal de Educação de Aracaju (Conmea), e a Federação das Escolas Particulares de Sergipe.

Pela manhã, aconteceu o lançamento da campanha na sede do Ministério Público Estadual e, à tarde, os representantes das entidades visitaram o bairro Santa Maria, percorrendo as escolas com o objetivo de diagnosticar a situação de regularidade do funcionamento de todas as unidades de ensino instaladas no bairro.

Maria José Guimarães, explicou que, nesse primeiro momento, o objetivo da campanha não é punir, e sim conscientizar os cidadãos sobre os riscos que o funcionamento de uma escola irregular representam para a comunidade.

“O sucesso dessa campanha se concretizará quando o cidadão comum exigir das escolas a regularização junto aos órgãos responsáveis, pois é a legalidade dessas instituições que vai garantir o ensino, a aprendizagem e a segurança dos nosso alunos”, informa a presidente.

Na oportunidade o procurador-geral em exercício do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Barreto d’Ávila Fontes, reiterou a importância da campanha afirmando que “o combate das irregularidades das instituições de ensino é essencial à sociedade, pois, com isso, estamos trazendo educação amparada pela legislação e é isso que vai garantir uma educação de qualidade”, afirma o procurador.