Undime elogia decisão da Semed em não realizar Desfile Cívico

Educação
23/08/2017 11h43
Início > Notícias > Undime elogia decisão da Semed em não realizar Desfile Cívico

Após anúncio da não realização do Desfile Cívico de Aracaju da rua Bahia, a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, tem recebido apoio de toda a rede municipal da Educação de Aracaju e entidades, como é o caso da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime). Em nota, o presidente da Undime/SE, também secretário da Educação de Itabaianinha, Thiago Carvalho, considera prudente e coerente a iniciativa.
 
Ele afirma que reconhece as dificuldades financeiras  vividas pelos municípios sergipanos e apoia medidas de austeridade que venham demonstrar ao  público o compromisso de todos com aquilo que é essencial à Educação, principalmente em um momento de limitações financeiras.
 
"A decisão da professora Cecília foi prudente e de acordo com as dificuldades financeiras enfrentadas por todos os municípios. Em um momento em que compromissos dos mais variados e extremamente importantes pra evolução qualitativa da educação Municipal estão sob ameaça (em muitos casos já inviabilizados, infelizmente), precisamos ter essa preocupação de colocar todos os envolvidos com o dia a dia do nosso trabalho a par da realidade vivida, para que, desta forma, possamos atuar de mãos dadas na busca de alternativas que nos devolvam o poder de investimento das secretarias municipais de Educação", contextualiza Thiago Carvalho.
 
Ainda de acordo com ele, como secretário da Educação de Itabaianinha, o município se soma a este pensamento. "É coerente e de responsabilidade com a saúde financeira dos nossos municípios, de tal forma que igualmente não realizaremos , em Itabaianinha, festividades alusivas à semana da pátria", afirma.
 
Não realização
 
A não realização do Desfile Cívicos foi anunciada na última segunda-feira, 21, pela secretária Cecília Leite. A decisão é fruto da contenção de despesas que a Prefeitura de Aracaju vem fazendo para garantir os serviços prestados. “Para a realização do Desfile, seria necessário dispormos de um montante de R$ 600 mil, somente com a receita da Educação. Quando somamos as necessidades da Secretaria Municipal da Saúde, com equipe e ambulâncias, da Guarda Municipal e SMTT, com efetivo e horas extras, da Emsurb, com banheiros químicos e estrutura física, além de  transporte, lanche, água, fardamento, material das bandas, esse montante ultrapassada os R$ 800 mil reais”, explicou Cecília.