O Programa Saúde na Escola (PSE) promoveu uma ação de saúde bucal e avaliação antropométrica dos alunos do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria. As atividades realizadas pela equipe de Saúde Bucal da Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, em parceria com dez estudantes do 6º período do curso de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit), aconteceram na manhã desta quarta-feira, 23, no laboratório da escola no bairro Santa Maria.
Esta ação ocorreu simultaneamente ao evento da assinatura do Termo de Compromisso do PSE com o prefeito Edvaldo Nogueira no colégio vizinho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo II. Conforme a odontóloga da USF Osvaldo Leite, Maria das Graças Mendonça Nascimento, responsável pelas atividades no Colégio Vitória de Santa Maria, foi feita uma avaliação clínica rápida com os alunos para fazer uma classificação de como anda a saúde destes adolescentes e fazer o encaminhamento para atendimento nas unidades de saúde onde eles são assistidos.
“É importante frisar a parceria das unidades de saúde com o PSE porque os alunos vão encaminhados para as unidades e eles devem ser bem acolhidos para agendar as consultas e começar o tratamento o quanto antes porque tem muitos adolescentes com perda de dentes e com sobrepeso”, enfatizou a odontóloga. “O trabalho do PSE é contínuo, além das avaliações, fazemos a prevenção e a promoção à saúde. Em outros momentos, são realizadas palestras para conscientizar os jovens”, disse Maria das Graças, acrescentando que mais de 900 estudantes desta escola já foram beneficiados com o programa.
Segundo a preceptora do estágio em Saúde Pública do curso de Nutrição da Unit, Diva Vieira, a avaliação antropométrica, que é a verificação do peso e da altura para o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), é fundamental para saber como está o estado nutricional dos adolescentes. “Analisamos se eles estão com excesso de peso, com obesidade ou se estão eutróficos, ou seja, normais. A próxima ação será sobre educação nutricional e alimentação saudável porque tem muito aluno de 12 e 13 anos acima do peso para a idade”, informou a professora.
Para a estudante de Nutrição da Unit, Thaislayne Victor Costa, é um tipo de ação muito boa. “Porque nós entramos em contato com os alunos do ensino fundamental e médio e temos noção do nível nutricional e orientamos como deve ser melhorado tanto no colégio como em casa”, opinou Thaislayne. A aluna Miriam Ribeiro Santana, 15, fez as avaliações e disse que se sente valorizada pela Prefeitura de Aracaju. “Este programa das duas secretarias juntas mostra como a prefeitura vem se preocupando conosco porque no ano passado não teve nenhuma ação dessa”, informou Miriam.