Gestores educacionais e coordenadorias da Secretaria Municipal da Educação (Semed) participam nesta quarta-feira, 23, da oficina "Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas on-line". Promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e do GT de Combate aos Crimes Cibernéticos, a formação acontece durante todo o dia no auditório do Ministério Público de Sergipe.
A oficina está sendo realizada pela SaferNet com uma proposta de contribuir no debate e na capacitação dos educadores para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania. Essa formação de multiplicadores é oferecida para educadores das redes públicas e privadas de ensino.
A analista de educação do MPF, Aline Midore Arakaki, explica que o objetivo da oficina é sensibilizar educadores para a questão do uso correto da internet como ferramenta educacional. "A ideia é formar multiplicadores para tratarmos sobre a questão do ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede. O MPF faz a ponte com os Ministérios Públicos Estaduais que convocaram as entidades educativas para essa sensibilização, abrimos vagas gratuitas e disponibilizamos os materiais para formação dos educadores de Sergipe", esclarece.
Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebé Tiúba, Auridete Santana Nascimento Carvalho, é muito importante que Aracaju esteja envolvida nesse momento de multiplicação de conhecimentos e que a participação dos educadores é de fundamental importância para levar essa informação para dentro da escola.
"É essencial que todos educadores participem dessa oficina, pois somos multiplicadores na escola e, como é o universo das crianças e dos adolescentes, precisamos estar inseridos nesse mundo para passar as informações para nossos alunos, falar sobre a questão da liberdade, dos limites na internet. Precisamos, também, mostrar que essas novas tecnologias têm um lado muito positivo para o desenvolvimento de uma escola", ressalta Auridete.
As informações sobre a internet e o uso correto dela nas escolas também é fundamental no processo inicial de educação das crianças. A diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Benjamim Alves de Carvalho, Maria Núbia Guimarães, fala sobre o envolvimento das crianças com o acesso da internet.
"A internet é uma ferramenta que está presente no mundo inteiro, dentro das escolas e dos lares e o uso incorreto dela é um perigo muito grande. Trabalhamos com crianças de um a cinco anos de idade e sempre procuramos ter esse cuidado, sabemos que muitas tem o acesso a essas tecnologias dentro de casa, por isso que estamos participando dessa oficina. Queremos mostrar para nossas crianças a forma correta de utilizar a internet para benefício da educação", afirma.