População do bairro Santo Antônio aprova retorno do Cata Treco

Serviços Urbanos
24/08/2017 16h56

Diariamente, a equipe de agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), percorre alguma região da capital com o Programa Cata Treco, que recolhe materiais que não têm mais serventia e que, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade. Na manhã desta quinta-feira, 24, foi a vez dos moradores do bairro Santo Antônio receberem as ações de coleta.

O programa, que foi retomado no final do mês de julho, funciona com dois veículos de coleta. Um caminhão com carroceria que armazena o material reciclável, encaminhado posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores), e outro compactador para o resíduo que será destinado ao aterro sanitário. A maior parte do que é recolhido é composto por móveis, pedaços de madeira, objetos e eletrodomésticos grandes.

"Nossa intenção é de não apenas manter a cidade cada vez mais limpa, mas também de promover bem-estar aos cidadãos, que muitas vezes não têm como descartar grandes objetos que ocupam espaço desnecessário em suas casas. A ação complementa os serviços de limpeza que executamos em todos os bairros de Aracaju", enfatizou o coordenador de Resíduos Sólidos da Emsurb, Fábio Almeida.

A dona de casa Maria de Fátima Santana contou que já percebeu a melhoria no aspecto do bairro Santo Antônio após o início do programa. “O Cata Treco facilita muito a nossa vida, pois todos temos objetos sem uso. Além disso, contribui para que nosso bairro não fique sujo, com móveis velhos nas esquinas”, enfatizou.

“Espero que este programa tenha vida longa, porque é muito bom poder retirar os móveis e objetos que ficam entulhados em nossos quintais, servindo de moradias para ratos e baratas. Essas ações evitam a transmissão de várias doenças”, explicou a aposentada Josicleia Almeida, moradora do bairro Santo Antônio há mais de 20 anos.

A aposentada Zélia dos Santos acompanhou de perto o trabalho dos agentes de limpeza, enquanto retiravam móveis de sua residência, e festejou o retorno do programa ao seu bairro. “É uma boa iniciativa, porque sempre temos objetos para descartar. Agora meus móveis velhos puderam ser jogados fora sem nenhum custo para mim".

“O Cata Treco é um excelente programa. A Prefeitura está de parabéns”, comemorou o promotor de vendas Alisson Batista dos Santos, que aproveitou a oportunidade para dispensar vários objetos sem serventia em sua residência.

O Cata Treco, que já percorreu bairros como Lamarão, Cirurgia, Getúlio Vargas, Cidade Nova, Palestina, Soledade, Pereira Lobo, conjunto Augusto Franco, Farolândia, Jardins, conjunto Orlando Dantas e bairro São Conrado, chega nesta sexta-feira, 25, ao bairro Atalaia.