Dia do Feirante é lembrado pela Emsurb

Serviços Urbanos
25/08/2017 11h50
Início > Noticias > 73087

Neste 25 de agosto é comemorado o Dia do Feirante. Para marcar a data, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Dantas, esteve no Mercado Central Albano Franco, onde entregou pessoalmente um cartão aos feirantes. A visita aconteceu logo cedo, na manhã desta sexta-feira, acompanhado do diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), Bira Rabelo, e do coordenador do Mercado, Nivaldo Mota.
 
“É um ato simbólico, simples, mas singelo. Uma forma de parabenizá-los e agradecer pela parceria. Os feirantes são trabalhadores autônomos e batalhadores do dia a dia, e que merecem a nossa homenagem. A Emsurb está à disposição para que possamos potencializar o mercado como um centro comercial, aprimorando as condições de atendimento para o consumidor e melhorando as condições de trabalho aos feirantes”, destacou.
 
Durante os últimos oito meses, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, tem desenvolvido ações que beneficiam os oito mercados públicos da capital, além das 33 feiras livres, organizando, administrando e fiscalizando a atividade dos feirantes. “Temos muitos projetos para dar apoio aos feirantes e comerciantes. Nosso trabalho é esse e vamos continuar a fomentar o trabalho, levando mais dignidade ao trabalho de cada um”, acrescentou Luiz Roberto.
 
Para o diretor de Espaços Públicos e Abastecimentos, Bira Rabelo, a homenagem é merecida a esses profissionais que mantêm a tradição de um dos ofícios mais antigos da humanidade. “Eles acordam de madrugada para montar as barracas e organizar os alimentos com todo o carinho e ainda têm um sorriso no rosto, além do astral lá em cima, para oferecer aos clientes alimentos frescos e saudáveis”, completa.
 
Com um sorriso, Genivalda Bispo, feirante há 17 anos, ficou feliz pela lembrança. “Essa é a primeira vez que recebo o reconhecimento pela data. Fiquei emocionada e lisonjeada. Essa atitude mostra que a Prefeitura de Aracaju se preocupa com a nossa classe”, destacou.
 
“Batalhamos muito diariamente e receber essa homenagem da presidência da Emsurb é gratificante. Em nome de todos os colegas quero agradecer a lembrança”, agradeceu o jovem feirante Edywesley de Jesus, que tem uma banca no Mercado Central há mais 15 anos.
 
A data
 
O Dia do Feirante é comemorado em todo o país. A data foi escolhida em decorrência do primeiro documento que regularizou, em 1914, a feira do Largo General Osório, no estado de São Paulo. Desde então, o dia ficou como marco na história das feiras livres e mercado em todo o Brasil.