Fundat estimula empreendedorismo através de ações itinerantes

Formação para o Trabalho
25/08/2017 16h51
Início > Noticias > 73091

Fortalecer o microempreendedor aracajuano é uma das diretrizes da atual gestão da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Desde o início deste ano, diversas ações foram planejadas e vem sendo executadas seguindo essa linha. Uma delas é o I Encontro de Empreendedores de Aracaju - Fortalecimento do MEI, que aconteceu nesta sexta-feira, 25, na Associação dos Moradores e Amigos do conjunto Santa Tereza e reuniu empreendedores formais e informais da região.

O evento contou com a participação de uma representante do Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendendor (Sebrae), Cláudia Soledade, que palestrou sobre Liderança Empreendedora com Cláudia Soledade, seguida de Vitor Aragão, representante do Banco do Estado de Sergipe (Banese), que abordou as facilidades de oferta de microcrédito da instituição. Além de Carlos Eduardo Santos, do Banco do Nordeste. Ao final houve as palestras dos técnicos da Fundat, Trícia Dantas e Antônio Brás, que explanaram sobre formalização do microempreendedor individual (MEI) e os demais serviços oferecidos pela Fundat.

De acordo com a consultora e psicóloga organizacional do Sebrae, Cláudia Soledade, o propósito é começar a despertar nas pessoas o sonho de ser empreendedora. "Elas precisam conhecer as suas próprias características e a capacidade que têm de realização". Durante a palestra, ela procurou trazer um passo a passo de como transformar o sonho do próprio negócio em realidade. "Quero resgatar nessas pessoas a capacidade de realizar os seus sonhos, de empreenderem", acrescenta.                        

A diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, agradeceu ao vice-presidente da Amast, Adriano Sousa, pela parceria, aos bancos, Sebrae e aos microempreendedores presentes. "É muito importante que poder público se aproxime ainda mais das comunidades. O que queremos é disponibilizar ao máximo os nossos serviços que são voltados aos microempreendedores. Acredito que será um momento muito importante e proveitoso. Estaremos sempre à disposição para receber e auxiliar cada um", destaca.

O presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, ressaltou a importância da iniciativa e reafirmou que ações itinerantes acontecerão com frequência para estímulo do empreendedorismo em Aracaju. "A nossa meta é fazer com que esse encontro se perpetue e percorra todas as regiões da capital para que os microempreendedores locais possam ter a oportunidade aprimorar o próprio negócio", afirma.

Aprofundando o conhecimento

Raimundo Nonato tem 47 anos e é proprietário de uma empresa de consultoria de gestão em negócios na área de comércio e serviços. Ele ficou sabendo do evento através da divulgação na TV e decidiu participar com o objetivo de estreitar o relacionamento com os demais microempreendedores e assim ampliar o seu networking (rede de contatos). "Esta ação foi importante porque podemos discutir e aprender mais sobre o assunto, além de entendermos o cenário empreendedor o qual estamos inseridos", conta o participante.

Para ele, o evento teve um grande valor no quesito conhecimento e na possibilidade de criação e investimento de um plano de negócio. "Iniciativas assim são fundamentais e fantásticas, um público de empreendedores é muito misto. Aqui encontramos histórias inspiradoras que você escuta e mais tarde deseja encontrar lá na frente", diz.