Durante estes oito meses de gestão a Prefeitura de Aracaju tem buscado aplicar e restaurar políticas públicas que voltem a harmonizar a relação entre as pessoas e a cidade. Nas ações relacionadas a recuperar a infraestrutura, o governo municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), executa todas as ações a partir da legislação específica, códigos, normas e resoluções que regulamentem processos de criação e desenvolvimento de programas e serviços que visam a melhorar a qualidade de vida da população.
Uma destas leis é a de nº 10.257, também conhecida como Estatuto das Cidades, que estabelece diretrizes gerais da política urbana e garante direitos a serviços públicos, ao trabalho e ao lazer para as presentes e futuras gerações. A prova deste novo momento vivido pelos aracajuanos são as obras de saneamento, mobilidade e urbanização retomadas, reiniciadas e executadas a partir de parcerias, e também as ações diárias executadas em todos os bairros da cidade. Ao todo, são mais de 15 serviços executados cotidianamente e que mobilizam um contingente em torno de 100 profissionais, máquinas, caçambas e equipamentos que equacionam várias demandas e beneficiam a capital sob vários aspectos.
Esta semana, tanto a Emurb quanto a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizaram um trabalho integrado na avenida Acrísio Cruz, bairro 13 de Julho, na recuperação do canteiro central da via pública. O trabalho se concentrou na manutenção dos meio-fio e na aplicação de um novo material composto por gramíneas que embelezarão toda a extensão da avenida.
"Humanizar a cidade é importante. Isso se faz não apenas com obras de concreto, mas também com formas adequadas do ponto de vista urbanístico que sensibilizem os sentidos de cada pessoa. Isso é importante em vários grandes centros urbanos e metrópoles do mundo em que a preservação de áreas verdes, iluminadas e limpas amenizam inclusive os índices de violência", explica o presidente da empresa municipal, Sérgio Ferrari.
Outros serviços
Paralelo, ações na drenagem, na recuperação asfáltica, limpa-fossa, fiscalização operacional etc. No Jardins, na rua Evaldo Pereira, está sendo ampliada a drenagem, o que deve reforçar toda a capacidade de absorver as águas da chuva daquela área.