Emef Maria da Glória implementa projeto para combater violência escolar

Educação
30/08/2017 18h01

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar para o combate à violência dentro escola, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Macedo, mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta quarta-feira, 30, ações que fazem parte do projeto "Violência não na escola". Uma parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Jovem, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

No primeiro dia do projeto, os alunos do 1º ao 5º ano, receberam representantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que apresentaram uma peça teatral com bonecos de fantoches abordando os temas sobre comportamento, escolhas e o respeito no ambiente escolar e social.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Cristiane Costa, "Violência não na escola" é um projeto de intervenção que será aplicado durante todo o segundo semestre de 2017. "Nosso projeto é para toda a comunidade escolar, vamos trabalhar durante esse semestre, com os alunos, os funcionários e os pais. Resolvemos criar esse projeto por causa do índice de violência na comunidade, e percebemos alguns desrespeitos e desacatos com os professores", explica.

"Começamos em uma parceria com o posto de saúde, mas ao decorrer do semestre vamos ter outros parceiros, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Conselho Tutelar e a GMA, que, hoje trouxeram o grupo de teatro, uma ação incrível que eles realizam nas escolas. Estamos fazendo um trabalho de rede, um projeto que se iniciou com um trabalho de formiguinha e que hoje está se tornando um projeto de grande extensão", completa a coordenadora Cristiane.

A fonoaudióloga do Nasf da UBS Dona Jovem, Margarete Souza Andrade, conta que um dos objetivos do projeto é aproximar a família da escola. "Queremos que a família se aproxime da comunidade escolar, pois a mudança de comportamento dos alunos também depende do acompanhamento e da participação dos familiares. Vamos ter encontro mensais, com reuniões, palestras e queremos trazer atividades lúdicas com o objetivo de trabalhar alguns temas como o bullying, a violência na escola e respeito", relata.

A Emef Maria da Glória convidou os integrantes do projeto Guarda Cidadã para participar desse primeiro encontro. O supervisor da GMA e integrante do grupo de teatro, Marcílio Barbosa, fala sobre a importância de realizar ações que destacam o combate à violência. "É essencial realizar um trabalho como esse, sabemos que tem muita violência dentro das escolas no nosso país, por isso viemos contribuir com o nosso projeto e é através do teatro que passamos a mensagem de forma lúdica. Esse é o nosso trabalho, contribuir para construção de uma sociedade melhor", destaca.

O estudante do 4º ano, Júlio Guilherme, já presenciou a violência dentro de casa e diz que esse projeto vai contribuir para que outros coleguinhas não passem pela mesma situação. "Nossa escola está fazendo um trabalho bem bacana e fico feliz em participar. Tudo que eu aprender vou passar para meus amigos e vou chamar minha mãe para participar e aprender junto comigo", revela.