Escola Municipal realiza atividades para desenvolvimento psicomotor

Educação
30/08/2017 18h30

Elaborar atividades que estimulem a consciência sobre o corpo e o espaço na educação infantil é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dom Hélder Câmara, mantida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e localizada no Bairro Industrial, as professoras estão reforçando os aspectos psicomotores nos alunos com diversas técnicas lúdicas.

A coordenadora pedagógica da escola, Nayara Maria, afirma que os exercícios são colocados para os estudantes de acordo com a faixa de idade de cada turma. Ela explica, ainda, que a coordenação motora, o senso de espaço, o equilíbrio socioafetivo e a atenção para tantos outros aspectos de movimento e comunicação auxiliam no desempenho de atividades de sala, na formação de uma base para a qualidade da aprendizagem e na saúde da criança, principalmente a psicológica.

''Em nossa escola, como tem alunos muito pequenos, procuram os sempre colocar entre a programação didática exercícios para que aprendam não somente o conteúdo, mas também que sirva para um bom desempenho de seu comportamento agora e no futuro. Aqui eles têm participado de brincadeiras para desenvolver a coordenação e a atenção, tanto para seu corpo, quanto para o que está acontecendo à sua volta, no seu ambiente'', detalha a coordenadora.

Segundo uma das professoras de Educação Infantil da Hélder Câmara, Maria dos Santos, uma das atividades desenvolvidas com os estudantes é o circuito, que tem como objetivo principal trabalhar a coordenação ampla dos alunos e também o equilíbrio associado a outros conceitos específicos. Para ela, brincar assim permite que a criança tome consciência do seu próprio corpo, estimule seus movimentos, além de contribuir de maneira expressiva para a formação e estruturação do seu esquema corporal.

''No circuito são utilizados materiais de apoio, como corda, bambolês e colchonetes. Eles se divertem com as atividades, mas é bom perceber que ao mesmo tempo estão aprendendo. É um momento em que eles se movimentam, exploram o ambiente e com esse tipo de atividade lúdica também está sendo favorecido o sentimento de confiança nas suas próprias atitudes motoras. No circuito, por exemplo, aprimoram conceitos sobre o 'dentro e fora', 'alto e baixo', 'em cima e embaixo', e etc'', comenta a professora.