Prefeitura de Aracaju realiza Seminário sobre políticas públicas para pessoas em Situação de Rua

Assistência Social e Cidadania
30/08/2017 18h15

Em agosto de 2004, 15 pessoas foram mortas violentamente enquanto dormiam no Centro de São Paulo. Desde então, a chacina conhecida como Massacra da Sé tornou-se um marco na história da luta pelos direitos das pessoas em situação de rua. Como forma de marcar o mês de mobilização em torno da temática e de avançar na construção de estratégias e avanços para a área, a Prefeitura de Aracaju realiza, nos próximos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o "Seminário de Construção da Política Municipal de Atenção Integral à População em Situação de Rua de Aracaju".

O evento é realizado através de uma parceria entre as secretarias municipais da Assistência Social, da Saúde, da Educação, da Defesa Social, do Esporte e Lazer, além do apoio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da parceria com a com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O seminário ocorrerá em duas etapas. A primeira, que ocorrerá nesta quinta, dia 31, é destinada aos trabalhadores da rede municipal que atuam diretamente junto à população em situação de rua e será realizada na sede do Centro Pop. Localizado na rua Itabaiana, 795, o Centro Pop é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social para o atendimento às pessoas em situação de rua.  

Já a segunda etapa do evento será aberta ao público e ocorrerá no dia 01, sexta-feira, a partir das 8h, no auditório da sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (antiga sede da OAB), localizada na Travessa Martinho Garcez, n° 71, Centro.

Durante a manhã, o evento trará uma mesa redonda com o tema "Nós na Rua", tendo como facilitadores dr. Antônio Nery Filho PHD. Fundador e Coordenador geral do CETAD Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA, e Suely Oliveira, do Movimento Popular da População de Rua. A mediação será conduzida por Jadir de Moraes, da Fiocruz. O evento prossegue até as 17h com uma série de debates e trabalhos em grupos, que serão divididos entre diversas áreas de interesse e atuação dos participantes.

De acordo com a gerente da Média Complexidade da Proteção Especial da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Lucianne Rocha, o evento tem como objetivo melhorar os conhecimentos e a dinâmica de atendimento a essa população. "Estamos realizando o seminário como uma forma de criar estratégias para a execução de políticas públicas disponibilizadas para a população de rua no seu dia a dia. Essa discussão permeia várias políticas e temos buscado trabalhar de modo intersetorial e integrado entre várias pastas".  

Com base nas discussões a serem realizadas, será construído o Plano Municipal de Atenção Integral à População de Rua, que reunirá encaminhamentos de atendimento das pessoas em situação de rua de acordo com as suas especificidades, garantindo proteção social dentro das diversas políticas públicas e levando em consideração a complexidade da temática.