Debate sobre Setembro Amarelo será promovido em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
01/09/2017 08h44
Início > Noticias > 73169

No Brasil, estima-se que 32 pessoas cometem suicídio por dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez desses casos poderiam ser prevenidos. O Setembro Amarelo busca quebrar o tabu existente em torno do assunto e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida.

Pensando no bem estar psicológico da comunidade, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS),  realizará debates com seus trabalhadores sobre o tema. Para o coordenador da Reaps, Dalmare Sá, é importante sensibilizar os colaboradores sobre o assunto. "Iremos também convidar outros atores de outras redes como a atenção primária à saúde para que possamos sensibilizar os trabalhadores sobre a importância do acolhimento desta demanda em todos os níveis de atenção".

Os hospitais municipais Fernando Franco, Nestor Piva e São José estão aptos para receber esta demanda de tentativas de suicídio. As pessoas que passam por esse momento delicado são encaminhadas para os Centros de Atenção Psicossocial, referência nacional no atendimento prestado aos cidadãos.

Dalmare destaca o papel dos Caps no tratamento desses casos. "São locais de tratamento para a depressão profunda e para pessoas que tem risco de suicídio, uma maior atenção é dada em caso da existência deste, podendo aos mesmos serem oferecidas as diversas ações que os centros ofertam como consulta psiquiátrica, consulta com psicólogo, oficinas terapêuticas, dentre outros".

Leia também...

Aracaju dispõe de seis unidades de atendimento psicossocial à população