Quebra-cabeça chinês auxilia a aprendizagem na Emef Alencar Cardoso

Educação
31/08/2017 18h23
Início > Noticias > 73185

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, localizada no bairro José Conrado de Araújo, voltaram das férias mas o clima de descontração ainda permanecia, nos primeiros dias. Para melhorar a concentração e estimular o raciocínio dos alunos, a equipe da escola resolveu aplicar na sala de aula o Tangram, um quebra-cabeça chinês de sete peças geométricas com o objetivo de formar vários desenhos ou formas a partir delas.

O jogo de raciocínio lógico é utilizado em várias ciências, sendo as mais comuns a matemática, psicologia e pedagogia. Como material pedagógico, também pode ser trabalhado para fins educativos em variadas disciplinas. As peças do Tangram podem favorecer o conhecimento sobre comparação, classificação, representação, descrição, identificação de figuras geométricas planas e do Teorema de Pitágoras.

A professora Maria de Lourdes Andrade conta que procura sempre inserir atividades diferenciadas para os alunos saírem da rotina, iniciativas que incentivem a participação nas aulas e que façam com que não tenham contato com os conteúdos somente com o aprendizado proveniente dos da programação didática. Para ela, o Tangram fez além do objetivo alcançado: já que houve uma melhora significativa no comportamento e também o desenvolvimento da criatividade.

''A reação deles superou as expectativas. Foram muito criativos. Entreguei alguns modelos com desenhos de animais designando cada um para formar determinado desenho. Eles cortaram, pintaram e começaram a montar. Conseguiram criar com o Tangram outros animais diferentes dos que eu havia levado para a sala de aula e acabaram pedindo para levar para casa para continuar a brincadeira com a família. Achei uma atividade muito produtiva, me surpreendi com o raciocínio deles porque pegaram o sentido da brincadeira de forma muito rápida'', explica a professora.

A professora Maria Patrícia Lima está há um mês na escola e diz que se encantou pelo Tangram, pois com ele o professor pode trabalhar os mais variados conteúdos, fazendo com que o aluno crie diversas possibilidades de desenhos, como casas, animais, objetos.

''Com esta ferramenta pedagógica o professor pode usar a interdisciplinaridade, trabalhando várias matérias em uma única atividade lúdica. O mais legal é que alunos de todas as idades podem brincar com o quebra-cabeças. Crianças a partir de seis anos já conseguem aprender usando o recurso. Só depende do professor usar a criatividade e direcionar o jogo para aquele objetivo que está sendo proposto dentro da sala de aula, dentro do tema desenvolvido em cada matéria”.