Profissionais da Prefeitura de Aracaju participam de formação sobre população em situação de rua

Assistência Social e Cidadania
31/08/2017 18h29

Buscando dar continuidade ao processo de qualificação e fortalecimento das políticas públicas para as pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Aracaju, através das secretarias municipais da Assistência Social e da Saúde, reuniu na tarde desta quinta-feira, 31, trabalhadores e gestores de ambas as pastas que atuam diretamente junto à população em situação de rua da capital sergipana para um debate com especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição referência em ações voltadas ao desenvolvimento social e disseminação de conhecimento científico, tecnológico e social.

A reunião foi uma fase preparatória para o Seminário de Construção da Política Municipal de Atenção Integral à População em Situação de Rua, que será aberto ao público e ocorrerá nesta sexta-feira, 1º de setembro, a partir das 8h, no auditório da sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (antiga sede da OAB), localizada na travessa Martinho Garcez, n° 71, Centro. O objetivo do encontro foi promover mais um espaço de reflexão e construção de estratégias para o atendimento das pessoas em situação de rua.

"Esta é uma temática que assumimos como prioridade. Esses trabalhadores e trabalhadoras, militantes dessa causa, formam um grupo de grande resistência que há anos busca que as políticas públicas para pessoas em situação de rua se consolidem no município e agora podem acompanhar as mudanças ao ver como a gestão se envolveu e se preocupa com essa frente de atuação. Nesse sentido, o momento de hoje foi muito rico, pois houve grandes trocas com especialistas de outros estados, que trouxeram suas vivências e suas experiências e nos estimularam a nos enxergarmos também nesses processos. A partir desses momentos, temos mais oportunidades de refletir e ponderarmos sobre o que podemos fazer para avançarmos ainda mais na qualificação do atendimento à população de rua", explicou o secretário adjunto da Assistência Social, Valdiosmar Vieira.

Para a coordenadora do Centro Pop, que o Centro de Referência Especializado da Assistência Social para o atendimento das pessoas em situação de rua, Laís Almeida, os avanços e a preocupação da atual gestão com o tema já são perceptíveis entre os trabalhadores da área. "A Prefeitura de Aracaju possui uma série de programas e ações estratégicas para o atendimento à população em situação de rua.  Alguns exemplos são o programa de Redução de Danos e o Consultório de Rua, da Secretaria Municipal da Saúde, o Centro Pop, os outros quatro Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), a realização do trabalho de abordagem social junto às pessoas em situação de rua ocorrendo de segunda à sábado, o acolhimento temporário na Casa de Passagem Acolher e no Centro de Apoio ao Migrante, através da Secretaria Municipal da Assistência Social. Ainda há muito a ser feito, mas o trabalho em Aracaju tem avançado. E, nesse sentido, a construção coletiva envolvendo uma série de trabalhadores e gestores de várias pastas tem sido um bom diferencial", avaliou.

Opinião compartilhada pelo interlocutor do projeto Redes através da Fiocruz, Jadir de Assis. "A realização do encontro por si só já demonstra o quanto a gestão tem construído um processo de articulação tanto com os trabalhadores, como com as próprias pessoas em situação de rua, já que também houve nesta manhã uma assembleia com os usuários. Estamos vendo uma construção coletiva que busca realmente algo estruturante, uma política que seja de inclusão e que consegue ser construída a partir de uma gestão dos trabalhadores e dos próprios usuários. Isso, no meu ponto de vista é algo muito certo, porque oferece uma perspectiva de um processo efetivo, já que, a meu ver, toda política deve ser participativa e deve haver essa democracia no sentido da realização de diversas escutas e de compartilhamentos para que se consiga pensar as possibilidades de uma política integral e integrada para a atenção às pessoas que necessitam delas", concluiu.

Seminário

O Seminário de Construção da Política Municipal de Atenção Integral à População em Situação de Rua de Aracaju terá em sua programação uma mesa redonda com o tema "Nós na Rua", tendo como facilitadores dr. Antônio Nery Filho PHD. Fundador e Coordenador geral do CETAD Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA, e Suely Oliveira, do Movimento Popular da População de Rua. A mediação será conduzida por Jadir de Assis, da Fiocruz. O evento prossegue até as 17h com uma série de debates e trabalhos em grupos, que serão divididos entre diversas áreas de interesse e atuação dos participantes, a exemplo dos temas "Promoção da Saúde, Cultura, Esporte e Lazer", "Participação e Controle Social", "Formação, Trabalho e Geração de Renda", "Assistência Social e Direitos Humanos" e "Segurança, Defesa Social e Cidadania".

O evento será é realizado através de uma parceria entre as secretarias municipais da Assistência Social, da Saúde, da Educação, da Defesa Social, do Esporte e Lazer, além do apoio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da parceria com a com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).