Mercados centrais contam com ação estratégica da Guarda Municipal de Aracaju

Defesa Social e Cidadania
01/09/2017 08h10

Referência para o comércio da capital sergipana, os Mercados Centrais recebem diariamente um grande fluxo de comerciantes, consumidores e turistas. Para garantir a segurança no local, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), intensifica a atuação e implementa estratégias para inibir as ocorrências. O reflexo desse trabalho pode ser observado através das estatísticas. Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, foi registrado um aumento de 30% no número de atendimentos, em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são da Coordenadoria de Estatísticas da GMA, que computou aproximadamente 300 atendimentos, durante os oito primeiros meses do ano.  Em meio a essas ocorrências, foram apreendidas 40 armas brancas, o equivalente a um aumento de 67%, em relação a 2016. Também foram encontradas duas armas de fogo e dois simulacros.

O comerciante Valter de Menezes afirma que a atuação da GMA no local vem promovendo maior tranquilidade, nos mercados centrais. "Percebi que a segurança aqui melhorou bastante com a Guarda. Eu observo que quando algum suspeito percebe a presença dos guardiões acaba recuando", relatou.

A também comerciante Marta Cortes já presenciou casos em que foi necessário acionar os guardiões. "Chamamos a Guarda e ela sempre nos atende prontamente. Trabalho aqui há muitos anos e posso afirmar que nem sempre foi assim", avaliou.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, são realizadas avaliações constantes e os trabalhos são conduzidos de maneira estratégica. "Conhecemos as necessidades do local e estamos trabalhando incansavelmente para ampliar, ainda mais, a assistência prestada ao público frequentador dos mercados. As ações são implementadas com base no planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju, e os resultados vêm sendo constatados pela população", declarou o secretário.

O grupamento da Ronda dos Mercados (Rondam) tem intensificado as rondas preventivas, tanto nos mercados centrais quanto nos terminais de integração, no Centro, com ênfase no terminal do Mercado. Já para as áreas internas e externas, dos mercados, dez guardas efetuam o patrulhamento. De acordo com o supervisor da GMA Wilton Márcio, a Guarda é bastante requisitada pelos comerciantes e tem se efetivado no patrulhamento da região. "É um trabalho realizado 24 horas por dia. As equipes se revezam de hora em hora para atender a esta região", ressaltou. 

153

A população exerce papel fundamental para que as ações ganhem celeridade. Através das denúncias é que muitas medidas podem ser adotadas. O contato pode ser realizado por ligação  telefônica para o número 153. Há também a possibilidade de realizar a denúncia através do aplicativo Whatsapp, pelo número 98166- 7790. "Quando acionados, prontamente, atendemos às ocorrências", enfatizou o  supervisor  da GMA Wilton Márcio.

Administração

Os mercados Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco são administrados pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Muitos esforços vêm sendo empreendidos para gerar melhorias ao local, entre elas as estratégias para segurança.

O coordenador dos mercados centrais, da Emsurb, Nivaldo Mota, relata a diminuição de ocorrências de assalto e afirma que não houve nenhum registro de arrombamento neste ano. "A atuação da Guarda Municipal nos mercados centrais têm sido a melhor possível. A atuação integrada entre a Defesa Social, através da GMA e Emsurb, também tem sido muito importante nesse processo", destacou.