Capacitação buscará aperfeiçoar captação de recursos na administração municipal

Planejamento e Orçamento
01/09/2017 16h34

Na próxima segunda-feira, 4, a partir das 8h, será iniciada uma capacitação com profissionais de diversas secretarias e órgãos da administração municipal sobre o Sistema de Convênios (Siconv) da União. A ação é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através de sua Superintendência de Modernização, contando ainda com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), que cedeu o espaço. A ação ocorre nas instalações da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), no bairro Capucho.

De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, o objetivo é promover eficácia na captação de recursos, otimizando o processo de mapeamento e articulação com os ministérios. “Essa é uma meta do prefeito Edvaldo Nogueira e, inclusive, está no nosso planejamento estratégico. Vamos buscar todas as formas para aumentar nossa captação de recursos em diversas frentes. Essa capacitação visa tornar ainda mais eficaz o mapeamento e a operação do Siconv, que é o sistema onde todos os ministérios disponibilizam novas linhas de crédito”, esclarece.

O foco dessa primeira capacitação será “Inclusão de Propostas e Elaboração de Projetos Sociais”, sendo ministrado por técnicos da Seplag, com essa primeira turma de aproximadamente 20 servidores da administração municipal. “Pretendemos, numa ação articulada com a nossa Escola de Governo, que passará a atuar como uma escola de gestão, dinamizar essas ações de capacitação dos servidores públicos municipais nas áreas correlatas à gestão. Queremos aperfeiçoar os processos e rotinas de trabalho, aperfeiçoar a elaboração de projetos e dinamizar o mapeamento das oportunidades oferecidas tanto pelas instituições nacionais, como o BNDES e os ministérios, como organismos como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, explica o secretário.