Educação de Aracaju inicia comemorações alusivas à Semana da Pátria

Educação
01/09/2017 19h11


O mês de setembro chegou e com ele as celebrações em alusão à Independência do Brasil e às atividades alusivas à Semana da Pátria, trabalhando o patriotismo e os valores cívicos. Seguindo a orientação da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) em realizar atividades pedagógicas trabalhando a importância da data cívica, as escolas deram início à Semana da Pátria, em alusão ao 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil.

Os alunos vestidos de soldados, a beleza da bandeira brasileira materializa em desenhos e pinturas e a emoção pela força em que era cantado o hino do Brasil tomaram conta das unidades de ensino da rede. 

A Emei Neuzice Barreto já começou a celebrar a Independência do Brasil com um desfile cívico pelas imediações do Getúlio Vargas, bairro em que fica localizada. Abordando o tema "Cuidando do meio ambiente", o desfile contou com a mobilização de todos que fazem a escola. O prestígio veio de toda a comunidade: algumas pessoas acompanhavam o trajeto e outros iam para frente de casa assistir as crianças desfilando.

Rosicleide Felix da Silva, mãe do aluno João Miguel, de 3 anos, não escondeu a felicidade em ver seu filho desfilando pela primeira vez. "Vi que tudo foi e está sendo realizado com muita organização e segurança. A direção fez uma reunião para comunicar aos pais sobre o desfile  hoje estou aqui para prestigiar esse momento inédito e único na vida do meu filho", relata a mãe.

Aluna da Neuzice, Marina Aparecida Barros, de 6 anos diz que é a segunda vez que desfila e que gostou muito por ser divertido e ao mesmo tempo importante para que as pessoas queiram respeitar mais o país. ''Minhas professoras ensinaram a gente que essas comemorações são muito sérias. A gente não fala só da Independência do Brasil, mas também dos símbolos, como a bandeira'', conta a estudante.

Os alunos da Emef Florentino Menezes, localizada na Zona de Expansão de Aracaju, começaram as celebrações à pátria nesta sexta-feira, 1°. Como diretora da escola e professora de história, Geane dos Santos comenta o quão importante é a atividade.
''Hoje cantamos o hino, fizemos um debate com os alunos, na segunda-feira, 4, faremos um pequeno desfile na frente da escola com a presença dos pais. É bom não deixarmos morrer a ideia, o sentimento de nacionalismo, de amor ao nosso país. É fundamental entendermos de onde viemos, para que possamos saber para onde vamos. O aluno precisa saber as nossas origens para compreender o que está acontecendo hoje'', explana a diretora.

Atividades

Além do desfile cívico, várias escolas trabalham com as crianças diversas atividades que evidenciam o espírito cívico. Na Emef Ágape, que fica no bairro Siqueira Campos, os professores ressaltaram para os alunos a importância dos símbolos da Pátria, como o Hino Nacional; a Bandeira Nacional, o Selo Nacional e as Armas Nacionais. Evidenciando a importância de respeitar o país, os alunos aprenderam o significado de cada um, fazendo a leitura do hino e exercícios em sala de aula para entenderem a história da independência.

A Emei Benjamin Alves de Carvalho, do bairro Coroa do Meio, começou as celebrações da Semana da Pátria promovendo atividades de colagem, contação de história e participação dos alunos na preparação dos adereços usados em seu desfile cívico, que acontece na quarta-feira, 6. Coordenadora pedagógica da Emei, Maria Edileusa explica que com as crianças menores a questão do civismo tem que ser trabalhada de forma diferenciada.

''As crianças pequenas aprendem pela repetição, vivência e pela própria construção. Por isto resolvemos ensinar os aspectos e a valorização à Pátria com elas através do lúdico. Colocamos os pequenos para fazer colagem da bandeira, explicando o significado de cada cor nela e a razão dele ser enaltecido no nosso país. São atividades que atraem a atenção das crianças, eles adoram, participam e aprendem'', comenta a coordenadora.

A diretora Auridete Carvalho, da Emef Bebé Tiúba, localizada no bairro Luzia, conta que também na próxima quarta-feira, 6, os alunos realizarão uma exposição e apresentações, com trabalhos relacionados à pátria e elaborados por eles mesmos. Já no bairro América, a Emei Dr. Fernando José Guedes Fontes está promovendo atividades, como a confecção de símbolos nacionais, pintura de tinta guache das mãozinhas e pezinhos. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Rita de Cássia, o objetivo é estimular o patriotismo ao mesmo tempo em que desenvolvem a coordenação motora.

''Além de ensinar sobre a Independência do Brasil, incentivamos aspectos da aprendizagem, a exemplo da concentração e a arte. Em contrapartida, as crianças conseguem aprender e também é lapidada a percepção motora. Tudo isso divertindo a criança e fazendo com que ela tenha contato com arte. É muito prazeroso, tanto para nós, como para os estudantes'', explana a coordenadora.