Defesa Civil de Aracaju participa de capacitação oferecida por órgão nacional

Defesa Social e Cidadania
04/09/2017 15h28


Nesta segunda-feira, 4, a equipe da Defesa Civil Municipal participou do Curso de Capacitação para usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de registro e reconhecimento. A capacitação foi oferecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH) e com o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (DEPEC).

Fizeram parte a mesa de abertura  autoridades da defesa civil de todo o Estado, a exemplo de João Batista Junior, diretor da Academia da Polícia Civil de Sergipe, Erivaldo Mendes, comandante dos Bombeiros de Sergipe, coronel Gilfran Mateus, ex-diretor Executivo da Defesa Civil Estadual, Alexandre Silva, coordenador da Defesa Civil Estadual e capitão Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil Municipal. 

Para Silvio Prado, o curso  representa agilidade nos processos. "Os técnicos da defesa civil aprenderam um novo modelo de formulário para decretação de situação de emergência, com reconhecimento do Governo Federal. Isso possibilitará uma maior rapidez nesse reconhecimento e no envio de recurso para dar uma resposta a um possível evento adverso. Temos uma equipe nova que não tinha conhecimento do sistema. Também estamos formando três técnicos,  além do coordenador, para ter maior eficiência", ressaltou o capitão.

Durante sua fala na mesa de abertura o coordenador estadual da Defesa Cilvil, Alexandre Silva, destacou a importância desse curso para a autonomia dos municípios. "É um momento ímpar para Sergipepor se conseguir realizar um curso de formação que tem por objetivo fazer com que os municípios tenham maior autonomia . A defesa civil do estado tem sido facilitadora, ajudando os municípios a realizarem os pedidos de atendimentos às emergências", explicou o coordenador. 

Além da defesa civil de Aracaju, estiveram presentes ,na primeira turma do curso, profissionais de diversos municípios sergipanos. A programação se entenderá até quarta-feira,6, na Academia de Polícia Civil de Sergipe ( Acadepol), localizada na avenida Tancredo Neves.

S2ID

O S2ID é utilizado desde 2012 pela SEDEC como ferramenta de recebimento e armazenamento de informações relacionadas à desastres para analisar as solicitações de reconhecimento federal de situação de emergência e estado de calamidade pública.

Entre 2014 e 2017 o sistema passou por reformulações, como a possibilidade de exclusão de registros realizados indevidamente e a inserção de solicitações para grupos de municípios, quando a demanda de reconhecimento federal é apresentada por ente estadual.