Alunos da rede municipal participam de campeonato nordestino de judô

Agência Aracaju de Notícias
06/09/2017 18h10

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitscheck é destaque no esporte mais uma vez. Na próxima sexta-feira, 8, 44 alunos da escola viajam para Maceió (AL) para uma competição de judô e luta olímpica com centenas de jovens de todo o Nordeste. O Open Nordeste Sicred de Seleções de Judô acontece neste sábado, 9, e os representantes aracajuanos estão treinando incansavelmente para garantir um bom resultado.

Segundo o professor de judô e luta olímpica da Emef, Vicente Gamo Neto, foi o desempenho alcançado pela equipe até o momento que proporcionou esse reconhecimento. “Já conseguimos muitas medalhas e temos um grande percentual de participação dos alunos. Fico muito feliz com esse resultado, de estar levando para essa competição alunos que estão se dedicando e preparados para competir. A expectativa de trazer esse troféu para Aracaju é muito grande”.

Apesar do nervosismo natural que os atletas sentem antes de competir, a aluna Maria Vitória Marinho Vilar, 7º ano, está muito feliz e bem confiante para a disputa regional. “Fico feliz de ter essa oportunidade de participar de um campeonato importante por gostar tanto do judô. Mesmo estando de férias da escola, o professor de judô está colocando a gente para treinar bastante e sinto que vou conseguir vencer”, afirma Vitória.

No mesmo final de semana, outros três alunos da escola também irão representar o Estado nas Olimpíadas Brasileiras Escolares, em Curitiba (PR), sendo dois na luta olímpica e um pelo judô. Um deles é Nailson Silva Góis, aluno do 7º ano, que luta há apenas um ano e meio e já vai para uma competição nacional. “Meu incentivo para lutar veio dos meus irmãos, que já lutavam, e da escola, que oferece as aulas. Alcancei essa minha primeira conquista para competir fora do Estado aqui nos Jogos da Primavera e estou indo para Curitiba para trazer o ouro”, acredita judoca.

A coordenadora pedagógica da Emef, Karla Angélica Góis, explica que a escola tem uma relação muito cuidadosa com esses alunos e com os professores para que o esporte não atrapalhe na parte escolar. “O conteúdo da sala de aula continua sendo prioridade e o aluno precisa saber conciliar os dois compromissos. Quanto mais a gente puder agregar o jovem dentro da escola é melhor para o aprendizado. Estimulamos porque sabemos que o esporte também proporciona um grande desenvolvimento a eles, seja social, disciplinar e até mesmo cultural”, ressalta a professora.

Além do judô e da luta olímpica, a Juscelino Kubitscheck também oferece aos alunos aulas de capoeira e atletismo, através do Programa Novo Mais Educação, que busca melhorar a aprendizagem dos alunos, não só com aulas de reforço escolar, mas também com atividades esportivas. As aulas estão disponíveis a todos os alunos, sempre no turno da tarde, de segunda-feira a sábado, das 13h às 16h30. Atualmente, mais de 120 jovens da Emef conciliam os estudos ao judô e à luta olímpica.