Estudantes são incentivados à leitura através de peça teatral

Educação
06/09/2017 18h56

Compreendendo a importância dos livros para o desenvolvimento pessoal e profissional de todo e qualquer indivíduo, o incentivo à leitura para crianças e jovens estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, instituição mantida pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), foi o objetivo desta quarta-feira, 6, quando a Escola recebeu a Cia de Arte Alese.

A companhia teatral apresentou na Emef o espetáculo "As Aventuras da Leitura’’, que fala sobre um garoto chamado Aurélio que passa a ler e, assim, faz novos amigos, conhece novos lugares e vive algumas aventuras; e a personagem Cacau, sem gosto pela leitura, mas com muito gosto pelos aparelhos tecnológicos. A estudante Iara Tenório, de 11 anos, cursa a 5ª série e conta que gostou bastante da peça por ela mostrar, de forma divertida, como é gostoso ler.

"Os personagens mostraram bem a diferença de alguém que lê e alguém que não gosta de leitura. Foi muito legal e a minha escola já me faz gostar dos livros. Eu já gosto muito de ler. Adoro histórias de aventura, por isso participo do Clube do Livro da Escola, a diretora Tia Cris leva a gente para a biblioteca. Alguns livros a escola me empresta e levo para ler em casa, outros até já ganhei da diretora", relata a estudante.

A diretora da Emef, Cris Souza, expressa seu contentamento pela apresentação teatral e afirma que a experiência foi bastante produtiva. "Foi uma peça maravilhosa, altamente didática, abordou vários assuntos pertinentes para o aprendizado das nossas crianças. Nos livros a gente não precisa fazer recarga, sempre os temos em mãos. Foi muito legal ver as crianças interessadas, interagindo e acho que compreenderam bem o objetivo’’, comenta a diretora.

Desafio

Membro da Academia Estudantil de Letras de Sergipe (Ales), a jovem escritora Letícia Lima, de 10 anos, está no 5º ano e fala que, para ela, a peça incentiva a ter mais vontade de ler e obter mais conhecimento através da leitura, que ficar na internet. "Leitura é mais legal que os aparelhos tecnológicos. Não gosto de ficar perdendo tempo em redes sociais, prefiro mil vezes ler um livro. Fico lendo, viajando, imaginando as histórias. Um livro que adoro o livro Carolina e Sua Bonequinha Lindinha", afirma.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Alencar Cardoso, Patricia Batista, a tecnologia está dentro da escola, o que pode ser feito é trabalhar a tecnologia e fazer o aluno assimilar como o livro é peça fundamental.

"É através do livro que a criança pode imaginar, sonhar, criar. Ele pode estar sempre em mãos, à disposição em qualquer momento. A gente trabalha para que a criança sinta o prazer em ler e se divirta através da leitura. O aluno terá, assim, mais conhecimento, aprimorando também sua escrita e vocabulário. A tecnologia faz com que cada vez mais a gente fique acomodado, pois, por exemplo, no celular escrevemos com o corretor automático corrigindo nossos erros", explica a coordenadora.

Ela descreve, ainda, como o incentivo à leitura é trabalhado na Emef que coordena. "Usamos sempre recursos e procuramos sempre inovar para que a leitura seja uma atividade prazerosa. Realizamos sempre projetos para que os alunos tenham contato com os livros, como a Tenda da Leitura, o Clube do Livro, espaço de leitura para os pais, cantinho de leitura na sala, levamos os alunos sempre à biblioteca", exemplifica.