Servidores municipais concluem primeiro módulo da capacitação sobre a Rede Siconv

Planejamento e Orçamento
06/09/2017 19h06

Integração entre os órgãos municipais. Este foi o lema que norteou a primeira turma da capacitação sobre a Rede Siconv que encerrou nesta quarta-feira, 6. Durante dois dias, profissionais dos setores de Planejamento e Captação de Recursos da administração municipal estiveram reunidos na Escola de Contas Conselheiro José Amado do Nascimento (Ecojan) para aprender, na prática, a funcionalidade do sistema no sentido de elaborar projetos e angariar recursos.

"Neste módulo ensinamos como elaborar projetos sociais, e os procedimentos para a inserção da proposta e do plano de trabalho, que é a parte inicial do Siconv. Com isso, os órgãos já estão preparados para enviar propostas para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão analisar e, após a aprovação deste, se tornarem convenentes. O próximo passo é a formalização através do Ministério, quando este analisa e dá inicio à execução, assunto tratado no próximo modulo a ser ministrado", pontuou a coordenadora do Siconv para Organizações da Sociedade Civil em Sergipe, Marlei Brito.

Riane Espinheira, multiplicadora do Siconv, explicou a importância da troca de conhecimento entre os entes municipais. "O objetivo da Rede Siconv, em geral, é a integração entre os setores. Ou seja, além de trabalhar as noções preliminares sobre o sistema, seja na teoria ou na prática, a gente também coloca para cada participante a importância de não ficar restrito ao seu setor, à sua repartição, mas olhar o município de Aracaju como um todo. E isso vem dando certo, porque esse é o objetivo da Rede Siconv, a integração entre as organizações".

Já para a assessora de Planejamento da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Karina Ferreira, é necessário desenvolver projetos dentro das secretarias e uma ferramenta como o Siconv se torna aliada no sentido de facilitar ainda mais a execução dos trabalhos. Ela também destacou a importância do da integração entre os entes, tema que foi amplamente debatido na capacitação. "Durante o curso, numa dinâmica de grupo, criamos e desenvolvemos projetos juntos, e essa é a ideia onde um apoia o outro fortalecendo o Governo Municipal, seja na captação de recursos, seja na execução dos projetos, trabalhando sempre numa perspectiva setorial", disse, destacando que aplicará o conhecimento adquirido, no desenvolvimento dos seus trabalhos na Semed.

Experiente na operacionalização do Sistema, a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Danielle Sobral, enaltece a importância da capacitação. "Apesar de já trabalhar com o Siconv, essa capacitação serviu para aperfeiçoar ainda mais meu conhecimento. É a primeira vez que o curso é administrado aos servidores do Município, e o melhor de tudo é que, daqui sairá uma equipe de trabalho cujo propósito é agir no sentido de idealizar projeto e captar recursos junto ao Governo Federal para a melhoria da capital", disse. 

Parcerias
 
Realizada nos dias 5 e 6 (terça e quarta-feira), a capacitação é uma ação da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Seplog e sua Escola de Governo, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), pela sua Superintendência de Modernização, contando ainda com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE).