Prefeitura de Aracaju monitora pontos críticos da cidade

Defesa Social e Cidadania
06/09/2017 21h23

A Prefeitura de Aracaju atua de forma intensa e contínua para minimizar os transtornos provocados pelo grande volume de chuvas na capital. Durante esta quarta-feira, 6, ações integradas garantiram a assistência à população, especialmente nos pontos mais críticos da cidade. A prefeita de Aracaju em exercício, Eliane Aquino, esteve em alguns desses locais para verificar a situação enfrentada pelos moradores, assim como garantir que as estratégias adequadas para atender a população estejam alinhadas.

Entre os pontos visitados esteve o Loteamento Largo da Aparecida, localizado no bairro Jabotiana. A situação no local é bem diferente da que foi  vivenciada no primeiro semestre deste ano, no período com maior incidência de chuva. "Se pensarmos na situação que Aracaju estava em maio, com grande parte de suas ruas tomadas pela água, justamente por conta da falta de limpeza dos canais, bueiros e bocas de lobo, durante anos, perceberemos quanto o trabalho da prefeitura nessa área é importante. Fizemos um grande esforço e ainda hoje continuamos trabalhando na limpeza dos locais. Mas a gestão pública não deve trabalhar sozinha, são indispensáveis o apoio e a consciência da população. As cidadãs e cidadãos aracajuanos precisam continuar fazendo a parte deles", informou.

A dona de casa, Maria Aparecida Martins, 39, mora com três dos seus sete filhos nesse que é um dos locais monitorados permanentemente pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju. Ela constata a diferença entre a realidade vivida durante o mês de maio e o que ocorre agora. "Percebemos que a boca de lobo está limpa, e a água escoa bem. Antes era possível ver o lixo que obstruía, mas agora a realidade é outra. A situação é bem melhor e sabemos que, em caso de necessidade, temos a quem recorrer", avaliou.

A moradora lembra também que a assistência concedida pela Prefeitura no primeiro semestre foi primordial para toda a comunidade. "Passamos por muitos transtornos, mas Edvaldo Nogueira deu assistência a todos nós que moramos aqui. Fomos acolhidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e, ao retornar para casa, recebemos toda a assistência de precisávamos, inclusive produtos de limpeza, alimentos, colchões e lençóis", relembrou.

Monitoramento

Entre as ações efetivadas nos 86 pontos críticos da capital, especialmente durante os períodos com maior incidência de chuvas, é realizado o monitoramento de maneira constante. A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil, realiza rondas frequentes e atua de forma ágil para garantir a segurança da população.  

O secretário da pasta, Luis Fernando Almeida, reafirma o compromisso de garantir a segurança e a redução de transtornos à população. "É um trabalho incessante,  porque o foco principal da secretaria nesse momento é justamente atuar diante das demandas provenientes das chuvas. Nós estamos lidando com vidas", enfatizou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, leva em consideração que as condições climáticas são diferenciadas neste ano, mas que as equipe vêm cumprindo o seu papel. "Estamos vivendo o inverno mais rigoroso dos últimos 6 anos, levando em consideração, ainda, que estão ocorrendo precipitações atípicas. Mas estamos de prontidão, 24 horas por dia, para atender às necessidades da população", esclareceu o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, capitão Sílvio Prado.     

Ocorrências

Até o momento duas ocorrências forram registradas pela Defesa Civil de Aracaju. A primeira delas oriunda do bairro Porto Dantas, motivada pela queda de um muro. A segunda solicitação partiu do Santa Maria. Em ambos os casos, os chamados foram realizados através do número de emergência da Defesa Civil de Aracaju, o 199.

 De forma imediata, as equipes se deslocaram para o local onde realizaram avaliação e interdição dos imóveis. As famílias desalojadas receberam toda a assistência das equipes e foram direcionadas para a casa de familiares.