Secretária Cecília Leite mantém diálogo aberto com os diretores das escolas

Educação
06/09/2017 22h09

O que era para ser uma reunião breve, com o objetivo de orientar as diretores e os diretores das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei's), se estendeu pela noite desta quarta-feira, 6, pois a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, fez questão de ouvir todos os presentes e encaminhar todas as questões discutidas na ocasião.

A secretária, assessorada pela diretora de Planejamento da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Tereza Hortência, e pela coordenadora do Ensino Infantil da Semed, Núbia de Lira, explicou as metas para a Educação Infantil nos próximos quatro anos, falou sobre a matrícula online que se dará a partir de 2018 e sobre a greve deflagrada pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino no Município de Aracaju (Sindipema).

Cecília Leite apresentou as contas da pasta da Educação e mostrou aos presentes a impossibilidade de pagamento do piso dos professores nesse momento, mas explicou que das 17 reivindicações apresentadas à secretaria pelo sindicato, 16 foram atendidas com eficiência e celeridade. "Uma das nossas premissas é a transparência, as contas da Semed estão abertas para todos que quiserem acesso, mas nós fazemos questão de mostrar aos nossos gestores e professores, pois se tivéssemos condições não iríamos nos furtar de fazer o melhor pelo nosso corpo docente", esclarece.

Desde que assumiu a gestão, a secretária da Educação restabeleceu os serviços de transporte, merenda e serviços gerais das escolas, assinou a ordem de serviço da reforma completa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carvalho Neto e, entre outras ações, atendeu todas as reivindicações do Sindipema, com exceção do pagamento do piso dos professores.

Para a professora Antonielia Ribeiro Santos, diretora da Emei José Calumby, a reunião foi fundamental para os diretores. "A secretária Cecília Leite nos esclareceu detalhadamente sobre todos os processos que envolvem a gestão da escola. Achei de muito bom tom a secretária pessoalmente nos dar satisfação sobre o que está acontecendo em relação à greve. Essa conversa olho no olho, e não através de memorando, nos dá a oportunidade de interagirmos, de trazermos os nossos problemas, mas também as soluções que nós encontramos no cotidiano das escolas", afirma.

A diretora disse ainda que ficou admirada com a transparência da gestão da Semed. "Hoje nós vimos que temos acesso aos documentos da gestão e isso nos dá uma segurança de que tudo está sendo feito às claras, há uma transparência de fato e efetiva na gestão", avalia Antonielia.

Diretora da Emei Dom José Brandão de Castro, Rejane dos Santos, reconheceu que nunca antes os gestores tiveram um acesso tão próximo à secretária. "Esse tipo de reunião é muito importante, pois nós estamos sendo ouvidos e tendo a oportunidade de falarmos também", analisou.