Serviços de prevenção da Prefeitura evitam alagamentos

Agência Aracaju de Notícias
06/09/2017 21h35

O início do mês de setembro tem sido marcado pelo retorno das fortes chuvas na capital e o período chega a provocar apreensão em grande parte da população, que há muito tempo vinha sofrendo com os transtornos causados pelos alagamentos. Entretanto, o resultado dos esforços que a Prefeitura de Aracaju tem feito para manter a cidade limpa e devolver a qualidade de vida à população, já tem sido percebido. Prova disso é a falta de grandes pontos de alagamentos na cidade, mesmo com o registro de um considerável fluxo pluviométrico.

A diminuição dos transtornos se deve ao trabalho incessante que a Prefeitura, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), exerce em prol da população, com a limpeza de canais (mecanizada e manual), varrição de ruas, coleta de resíduos, capinação e drenagem, que contribuem tanto com a limpeza da capital, quanto para facilitar o escoamento das águas pluviais.

Ao contrário do que aconteceu no início no ano, onde uma força-tarefa foi criada para contornar os contratempos que a precipitação e os problemas infraestruturais causaram à população, desde o início do inverno foram registrados poucos casos de alagamentos na cidade. Diversas localidades que já foram assoladas pelo problema anteriormente, a exemplo das avenidas Zaqueu Brandão, Simeão Sobral, Anízio Azevedo e Acrísio Cruz, não têm sofrido com esses transtornos desde o retorno da incidência das chuvas.

De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, o índice pluvial registrado entre segunda-feira, 4, e quarta-feira, 6, já ultrapassou os 100mm.  A previsão é que o clima continue chuvoso nos próximos dias.  

Coleta e limpeza

Trabalhar para prevenir alagamentos no período chuvoso é uma das principais preocupações da Emsurb. Com isso, a empresa municipal realiza a manutenção constante dos canais que percorrem a cidade, evitando alagamentos e, assegurando qualidade de vida para a população.

"A Emsurb intensificou a limpeza de canais, a coleta de resíduos da construção civil, a limpeza geral da cidade, logo após as fortes chuvas do primeiro semestre. Essa ação, juntamente com outras da gestão, possibilitaram um quadro diferente nesse período de chuvas. A cidade não apresenta grandes pontos de alagamento e isso é fruto do trabalho da atual gestão", explica o presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Nos últimos meses, o recolhimento de lixo e entulho nos pontos de descarte irregular, espalhados pela capital, tem contribuído positivamente para as ações desenvolvidas na época de maior ocorrência de precipitação. Apesar do trabalho efetivo das equipes da Emsurb em manter a cidade limpa e organizada, se torna imprescindível a colaboração da população para que as ações executadas diariamente sejam mais eficazes.

Além disso, o programa Cata Treco, que tem como objetivo recolher materiais que não têm mais serventia, que ocupam espaço, acumulam sujeira nos quintais e que, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios, complementa os serviços de limpeza executados pelo órgão nos bairros de Aracaju.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luis Fernando Almeida, ressalta que as mudanças positivas na cidade são claramente perceptíveis, mas para a situação continuar melhorando, é necessário que a população atue em parceria com a Prefeitura. "As enchentes não só trazem prejuízos econômicos e transtornos para quem tem suas casas invadidas pelas águas, mas também problemas de saúde. É importante que todos estejam engajados e conscientes da importância do descarte correto do lixo e dos entulhos. A população pode colaborar fotografando, denunciando, apoiando a gestão, para que o dinheiro gasto com o serviço de recolhimento possa estar sendo aplicado em outras ações que visem melhorar a vida dos cidadãos", afirma.

Trabalho contínuo

Nesta quarta-feira, 6, foram encaminhadas equipes de limpeza e manutenção para as avenidas Adélia Franco, Coelho e Campos, Beira Mar, Universo e Euclides Figueiredo. Ao longo do dia, outros locais também receberam os profissionais do órgão municipal, a fim de garantir que a incidência da chuva não se tornasse um problema.

Segundo o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, apesar de toda a cidade ser contemplada com os serviços de limpeza drenagem, alguns pontos devem ser priorizados. "Estabelecemos um cronograma de trabalho em todos os bairros, mas em virtude da intensidade das chuvas, priorizamos as áreas onde havia mais possibilidade de contenção ou alagamento. Manteremos as equipes nas ruas durante todo este período", explica.