Logo nas primeiras horas da manhã, a dona de casa Adriana Santos de Almeida foi até a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, no bairro Grageru, para levar o pequeno Luan Miguel, de um ano e três meses para vacinar. Ela conta que ficou surpresa ao descobrir que o filho tomaria cinco vacinas. “Eu achava que ele tinha apenas uma pra tomar, quando cheguei aqui a enfermeira me explicou que hoje começou a campanha para atualização do cartão de vacina das crianças e, sendo assim, meu bebê precisaria tomar outras quatro vacinas também. Mas foi muito bom eu ter vindo porque essa é uma forma de garantir a saúde do meu filho”.
Mamãe de primeira viagem, a dona de casa Cinthia da Cruz Santos, também aproveitou o início da semana para vacinar o filho recém-nascido. “Meu bebê nasceu sábado e eu não quis perder tempo, já trouxe ele aqui hoje na unidade pra tomar as primeiras vacinas que são a BCG e a da hepatite”.
As duas crianças já foram vacinadas dentro da Campanha Nacional de Multivacinação 2017, que começou nesta segunda-feira, 11, em todas as Unidades de Saúde de Aracaju, e segue até o próximo dia 22. O objetivo é resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, além de manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis.
“Estão sendo oferecidas mais de dez vacinas diferentes, mas todas já existem e estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde. O importante é que os pais ou responsáveis levem as cadernetas de vacinação das crianças porque os profissionais irão ver quais as vacinas que estão pendentes”, explica a gerente do Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ilziney Simões Correia.
O público alvo, ainda segundo a gerente, são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). “Pela pela primeira vez o Ministério da Saúde incluiu os menores de 15 anos na Campanha de Multivacinação. Desta forma, os adolescentes com idade entre 11 e 13 anos vão receber a vacina contra a meningite C. Já as meninas de nove a menores de 15 anos e os meninos de 11 a menores de 15 anos vão ser vacinados contra o HPV. É muito importante que os pais e responsáveis por esses adolescentes fiquem atentos e levem seus filhos para participar da campanha".