Cras Enedina Bomfim realiza atividade de combate à agressividade

Família e Assistência Social
12/09/2017 11h51
Início > Notícias > Cras Enedina Bomfim realiza atividade de combate à agressividade

"A gente vai plantando uma sementinha de esperança no coração das crianças". Essa é uma frase de Daniela Carvalho, mas caberia no discurso de qualquer funcionário dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), mantidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju. Com o objetivo de trabalhar o combate à violência, principalmente por conta do ambiente de vulnerabilidade social, a equipe do Cras Enedina Bomfim, localizado no bairro América, está promovendo uma semana de discussão contra a agressividade. A primeira atividade foi realizada na segunda-feira, 11.

"O nosso Cras é localizado em um território muito violento e infelizmente essa violência acaba respingando nas nossas crianças e adolescentes, que são fortemente influenciados pelos adultos. Diante dessa realidade, os profissionais se juntaram e decidiram fazer não só um dia, mas uma semana inteira de reflexão sobre o que é violência, desde as primeiras impressões. Nós queremos que eles aprendam como dizer não a essa provocação constante, que acontece por conta das atitudes agressivas. Isso nos preocupa muito e por isso nós estamos debruçados sobre essa questão", afirma Elizabete Ribeiro, coordenadora do Cras Enedina Bomfim

Daniela Carvalho é educadora social do Cras Enedina Bomfim e acredita que através da educação e da reafirmação de valores é possível construir uma nova realidade para as crianças. "Os adolescentes e adultos que hoje são violentos, um dia, foram crianças, e eu entendo que nós temos a possibilidade de reverter esse cenário tão inquietante que a gente vive. Eu acredito muito que elas podem melhorar de vida e se tornarem adultos que também combaterão a violência".

Maria Eduarda dos Santos é usuária do Cras e se diz uma pessoa tranquila. "Lá em casa todo mundo é calminho, calminho. A gente nem grita. Eu sei que quando eu me tornar adulta vou precisar de muita paciência para cuidar dos meus filhos, porque mesmo sendo um trabalhão eles vão me amar muito e eu também. Assim como minha mãe é comigo, garante.