Secretário do Meio Ambiente faz alerta sobre planta leucena na CMA

Agência Aracaju de Notícias
12/09/2017 13h28
Início > Notícias > Secretário do Meio Ambiente faz alerta sobre planta leucena na CMA

O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto César Viana, participou nesta terça-feira, 12, de uma Tribuna Livre na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Na oportunidade, o gestor fez um alerta sobre a importância de campanhas para desestimular a plantação de leucena na capital. Apesar do grande índice proteico, a planta tem se tornado uma praga em áreas urbanas.
 
Segundo o secretário, a leucena está entre as 100 espécies mais invasoras do planeta. Em Aracaju, elas estão invadindo áreas de proteção ambiental (APP), como mangues. “No Calçadão da 13 de Julho até o Parque dos Cajueiros tem uma grande quantidade de leucena, que está inclusive empurrando o mangue. Então é preciso começar a fazer erradicação desses focos existentes porque só uma produz mais de duas mil sementes”, afirmou.

Ainda de acordo com César Viana, serão realizadas campanhas educativas para desestimular a plantação de leucena em Aracaju. “A Sema não poderia deixar de divulgar essa problemática para que a leucena não se alastre na nossa capital”, destacou.

Repercussão
 
Depois do pronunciamento do secretário César Viana, alguns vereadores fizeram questão de comentar as atuações da secretaria de Meio Ambiente e o trabalho desenvolvido pelo gestor.
 
Na ocasião, a vereadora Kitty Lima (Rede) afirmou que a Sema é uma das secretarias com a qual ela mais tem proximidade. “O meio ambiente é uma preocupação nossa. Eu estou à disposição para ajudar”, declarou a parlamentar.  

O vereador Iran Barbosa (PT) destacou que os problemas que têm sido levados pela comunidade à Sema são bem atendidos. “O secretário não só encaminha uma equipe, como vai pessoalmente no local. A Sema tem sido atuante e tem nos dado respostas”, afirmou.

Já o parlamentar Isac Silveira (PCdoB) pontuou a importância do diálogo entre a Sema e a CMA. “Reconheço o esforço e a importância de defendermos o meio ambiente”, finalizou.