Articulação entre secretarias garante atendimento a demandas do Santa Maria

Família e Assistência Social
12/09/2017 15h10
Início > Notícias > Articulação entre secretarias garante atendimento a demandas do Santa Maria

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no mês de julho deste ano, a capital sergipana já ultrapassou o número de 650 mil habitantes. Desta quantidade, grande parte está localizada na região do bairro Santa Maria, cenário que inspira maior atenção da administração diante do crescimento de suas demandas. Para conversar com a população sobre as necessidades locais, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou na manhã desta terça-feira, 12, uma roda de conversa com lideranças. Em pauta, mais atenção para os cidadãos mais carentes.

Referência do serviço de convivência do Cras Santa Maria, Cláudia Pereira falou sobre a importância da articulação. “Sempre estamos abrindo o equipamento para ouvir as necessidades dos nossos usuários, seja individualmente ou através de líderes comunitários. Os pedidos que mais nos chegam são de mais segurança e estrutura de atendimento nos postos. No último dia 15 de agosto foi feita uma consulta pública e, dentro da intersetorialidade, surgiram várias reivindicações. Agora estamos conversando sobre o andamento dos trabalhos e sobre a execução das exigências dos moradores”.

De acordo com o diretor da GMA, comandante Fernando Mendonça, essa proximidade é uma forma de estreitar laços e ganhar a confiança. “Temos recebido pedidos para que a Guarda realize um trabalho de segurança preventiva. Principalmente nesta localidade onde os índices de criminalidade ainda são significativos. Hoje o que a população nos passa vem mostrar o que os olhos do município não conseguem ver sozinhos e é com essas rodas de conversa que podemos nos aproximar da população e melhorar o nosso trabalho, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os que aqui residem”, explicou.

Luiz Cláudio Soares, responsável pela área técnica de Promoção de Equidade da SMS, entende a importância deste acesso. “Acredito que a reunião periódica com estas pessoas junto ao poder público é essencial para pensarmos em soluções estratégicas de superação dos problemas. São fatos relacionadas ao funcionamento dos equipamentos, aos fluxos de dificuldade de acesso a algum tipo de procedimento ou exame a ser feito dentro do sistema. Mesmo com os investimentos feitos, temos desafios a serem ultrapassados. E uma das questões essenciais para a gente superar isso é continuar garantindo espaços de comunicação e participação social”.

Para José Paulo, morador do Santa Maria, o olho no olho com a comunidade tem se tornado o diferencial da atual gestão. “O Santa Maria cresceu muito durante os últimos anos e precisamos fazer um novo planejamento junto com a Prefeitura, para que a gente possa garantir esse nosso acesso aos serviços. Esse trabalho de vocês é algo muito bom para nós”.