Secretária visita unidades de saúde que foram reestruturadas

Saúde
12/09/2017 17h35

Reforçando o compromisso da administração municipal em reconstruir a saúde pública de Aracaju e oferecer aos usuários um atendimento cada vez melhor, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, começou a fazer uma série de visitas às Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. Na manhã desta terça-feira, 12, ela esteve na unidade  Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, e na Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral, para ver de perto as readequações estruturais que foram realizadas nos dois locais, além de conversar com os funcionários e com a população.

“A gente está retomando as visitas com o objetivo de verificar as melhorias que foram feitas na infraestrutura das unidades que elegemos como prioritárias nesse primeiro momento. Estamos checando também se os equipamentos que faltavam nesses locais, e que nós já tínhamos no almoxarifado, foram entregues. É também uma oportunidade de conversar com a população para saber quais são as principais queixas e dificuldades e, a partir daí,  levar essas demandas  para as mesas de discussões”, explicou Waneska Barboza.

Usuária da USF Carlos Fernandes, a feirante Marília Santos, conversou com a secretária, apresentou algumas reivindicações e elogiou a iniciativa da gestora da saúde. “Acho muito importante que ela venha até o posto para conhecer nossos  problemas e as dificuldades que a gente enfrenta no dia a dia. Ela melhor do que ninguém pode nos ajudar para que a gente tenha um serviço de qualidade”.

Já na USF Eunice Barbosa,  Waneska Barboza foi recepcionada pelos conselheiros locais de saúde que também apresentaram as demandas da unidade. Mas também aproveitaram a oportunidade para agradecer pelas melhorias que foram feitas no local. A unidade, de acordo com a coordenação de Infraestrutura da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passou por uma revisão geral. Foram feitos reparos no telhado, pintura, parte elétrica, adequação do sistema de iluminação para gerar economia na conta de energia, adequação do muro, revisão do gradeamento das questões de segurança, entre outros serviços.

“Essa reforma chegou na hora certa, era uma reivindicação antiga que fizemos para a antiga gestão e agora fomos atendidos.  Essa visita da secretária aqui hoje foi muito positiva, porque acredito que conhecendo a nossa realidade ela vai trabalhar para trazer mais benefícios para a nossa comunidade”, comemorou o conselheiro Marcelo Santos da Conceição.    

Para Fred Lisboa, gerente da Eunice Barbosa, esse corpo a corpo da secretária com os usuários e com os funcionários é fundamental para  o processo de reconstrução e reestruturação da saúde pública de Aracaju. “É muito interessante que ela venha conhecer a comunidade, a situação das unidades e as nossas deficiências. Essa participação da secretária in loco vai dar a ela muito mais subsídios para a reconstrução da saúde municipal”, avalia.

Nas duas unidades visitadas hoje, a secretária Waneska Barbosa percorreu todas as salas e também conversou com os trabalhadores. Ela foi acompanhada pela diretora de Atenção à Saúde, Ana Márcia Menezes, pela diretora do Departamento Administrativo Financeiro da SMS, Mônica Passos, pela coordenadora da Rede de Atenção Primária, Monalisa de Oliveira Fonseca, e pela coordenadora de Infraestrutura Núcleo de Serviços (Nuser), Carla Fonseca.