Assistência reúne idosos do Bugio para esclarecimentos sobre BPC

Assistência Social e Cidadania
12/09/2017 18h38

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Terezinha Meira e João de Oliveira Sobral, realizou na tarde desta terça-feira, 12, uma roda de conversa com cerca de 60 idosos da Associação de Moradores do Bugio para levar informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A parceria foi feita em conjunto com a organização de moradores e contou com a palestra das coordenadoras dos equipamentos, além de uma psicóloga. Na capital, 6.694 homens e mulheres com 65 anos ou mais recebem o benefício. Deste montante 3.504 ainda continuam fora do Cadastro Único.

De acordo com a coordenadora do Cras Terezinha Meira, Josefa Neide, desde o início do ano vêm sendo realizadas práticas informativas para alertar a população sobre os prazos do recadastramento. “Ainda tem muita gente que desconhece como funciona o BPC e, por não buscar informação, acaba perdendo os prazos. Estamos unindo esforços para chegar a elas por meio das lideranças comunitárias, utilizando espaços como o da associação para encontros como este”, ressaltou.

Telma Maynart, coordenadora do Cras João de Oliveira Sobral, acredita que este é o caminho para unir forças entre administração e sociedade. “Estamos trabalhando em uma localidade com um índice alto de vulnerabilidade e, onde o Cras fica mais distante, temos as associações e ONGs, por exemplo, que podem fazer essa ponte com a Prefeitura. A nossa proposta é levar os serviços para todos os cidadãos de maneira colaborativa. Aproveitamos a oportunidade também para informar a todos e todas aqui presentes sobre as vantagens do Cadastro Único e quais benefícios podem ser acessados”.

Aragão Barroso, presidente da Associação dos Moradores do Bugio, acredita que quem ganha com esta iniciativa é a própria comunidade. “Tenho certeza que este trabalho que estamos desenvolvendo junto à Assistência de Aracaju só vai enaltecer, cada vez mais, o nosso vínculo com o poder público. Nesta região somos mais de 32 mil habitantes e precisamos que as pessoas carentes e humildes, que muitas vezes não sabem nem o que é um Cras, saibam de sua existência”.

O prazo para o recadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos vai até o dia 31 de dezembro de 2017. Após a data limite, quem não estiver com o cadastro em dia terá o auxílio suspenso.