Saúde e Emsurb definem parceria da Vigilância Epidemiológica com o Cata Treco

Saúde
12/09/2017 18h23

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, recebeu a visita do presidente interino da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, para fortalecer ainda mais a parceria existente entre os dois órgãos da Prefeitura de Aracaju. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, 12, no gabinete da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e ficou decidido que os programas de Controle do Aedes aegypti e do Cata Treco vão trabalhar conjuntamente a partir de agora.

De acordo com Waneska Barboza, já existe uma parceria em várias frentes com a Emsurb. “A Vigilância Sanitária, por exemplo, já trabalha integrada com as ações da Emsurb no mercado, nas feiras livres e em outros locais. Precisamos cada vez mais agregar as atividades que se complementam destes dois órgãos”, disse a secretária.

O presidente Luiz Roberto Dantas enfatizou a necessidade e o benefício de realizar ações através de parcerias entre as secretarias e órgãos municipais. “Vamos nos organizar para fazermos esta ação conjuntamente porque isto viabiliza, cada vez mais, a intersetorialidade que o prefeito Edvaldo Nogueira tanto incentiva”, frisou Luiz Roberto.

Para a responsável pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante, um exemplo de parceria que pode dar muito certo é o Programa Cata Treco e as ações do Programa de Controle do Aedes aegypti, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi). O objetivo do Cata Treco é recolher materiais que não têm mais serventia, ocupam espaço, acumulam sujeira nos quintais dos cidadãos, e que, muitas vezes, são descartados irregularmente nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade. “Para a Vigilância Epidemiológica o importante é a limpeza dos quintais, porque é o local onde os nossos agentes encontram mais focos do mosquito que transmite a dengue, a chikugunya e a zika. Então, no dia que o Cata Treco for a um bairro nós nos programaremos e vamos também verificar os quintais. É um suporte muito útil para nós”, explicou Taise.


Além da secretária Waneska Barboza, do presidente interino da Emsurb, Luiz Roberto Dantas e da diretora da DVS, Taise Cavalcante, também participaram da reunião a secretária adjunta da Saúde, Ana Débora Santana, e o assessor jurídico da SMS, João Vítor Mota.