Saúde inaugura brinquedoteca na unidade Fernando Sampaio

Saúde
14/09/2017 13h02
Início > Noticias > 73358

Com o objetivo de humanizar o ambiente de espera para o atendimento da população infantil, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, na manhã desta quinta-feira, 14, a inauguração da brinquedoteca da Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, localizada no Castelo Branco. O espaço,  criado através da iniciativa dos agentes comunitários de saúde que se mobilizaram com os demais servidores da unidade,  foi instalado na sala de espera para oferecer entretenimento as crianças que vão até o local passar por consultas ou que simplesmente estão acompanhando os pais.

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Brandão de Castro foram convidados especialmente para a inauguração, já que muitos deles também são usuários da USF. Além de brincar e participar das atividades desenvolvidas pelas agentes de saúde, eles também receberam lanche, pipoca e pirulito.  

De acordo com Leidiene Feitoza, a gerente da USF, o novo espaço de lazer foi equipado com brinquedos e livros doados e também adquiridos com recursos dos próprios funcionários. “A brinquedoteca era um sonho de toda a equipe aqui da unidade, por isso a realização foi conjunta. Fizemos bazar, arrecadamos doações com a comunidade e alguns materiais que ficaram faltando nós mesmos compramos com recursos próprios, cada um deu um pouquinho para ajudar na humanização da nossa unidade e assim permitir que a gente receba as crianças mais carinhosamente”.

A brinquedoteca vai trabalhar também como um instrumento pedagógico onde as crianças vão ler, brincar, desenhar, fazer montagens e interagir. Desta forma, elas aprendem a dividir, a utilizar os brinquedos e livros sem estragá-los, deixando tudo em ordem para o próximo. A agente comunitária de saúde Maria Angélica Dantas foi uma das que se envolveram no projeto desde o início. Hoje, na inauguração, ela transbordava felicidade. "Conseguimos resolver o problema das crianças circulando aqui, pois elas ficavam sem nada pra fazer enquanto esperavam. Agora elas possuem um espaço só delas para brincar e interagir, isso me deixa muito feliz”, afirma a agente.

Usuária da USF Fernando Sampaio, a estudante Iandara Santos, levou a filha Agatha Sofia, de três anos, para uma consulta e foi surpreendida pela abertura da brinquedoteca. “Achei uma iniciativa muito interessante, vai ajudar a distrair as crianças. Minha filha adorou o espaço e brincou bastante aqui hoje”.