Saúde leva vacinação até escola do Bairro América

Saúde
14/09/2017 17h26

Dentro da programação da Campanha de Multivacinação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira, 14, uma intervenção na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF)  Marechal Henrique Teixeira Lott, localizada no Bairro América.  A equipe  da Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa foi até o local para vacinar as crianças e adolescentes que estudam no colégio. A iniciativa contou com o apoio das formandas do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes orientadas pela preceptora Fernanda Kelly Fraga.

Segundo a enfermeira Patrícia Oliveira Santana,  que coordena a campanha na USF, a vacinação na escola foi pensada com o objetivo de garantir um maior conforto para as crianças e adolescentes. "A gente precisa atender a população da melhor forma possível não somente dentro da unidade, mas em toda a nossa área de assistência. Sendo assim, uma das parcerias fortes que nós temos é com a comunidade escolar e por isso fizemos o contato com a direção para que a vacinação fosse viabilizada", explicou a enfermeira, que comemorou o fato de que a maioria dos cartões está em dia. "Nesse tipo de campanha a gente tem como avaliar a cobertura vacinal da nossa área e hoje observamos que a maior parte dos nossos cartões estão atualizados".

O diretor da escola, Gilson Correa Mariano, ressaltou que só foram vacinados  os estudantes que trouxeram de casa um termo de autorização dos pais. “Além desse documento que foi assinado pelo responsável, nós pactuamos que só participariam da campanha as crianças e adolescentes que estivessem de posse do cartão de vacinação”.

Estudante do 4º ano do ensino fundamental, Ana Clara Mota, de 9 anos, tomou hoje a primeira dose da vacina contra HPV. “A vacina não doeu e eu achei melhor tomar aqui na escola porque facilitou a minha vida e a de minha mãe, assim ela não precisa me levar até o posto”.

A campanha de Multivacinação começou na última segunda-feira, 11,  e segue até o dia 22 deste mês. O objetivo é resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, além de manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis. Para isso estão sendo oferecidas mais de dez  tipos de vacinas, entre elas:  contra o HPV, meningogócica C,  BCG, pentavalente, DTP infantil,  contra poliomielite (VIP e VOP) e contra  as hepatites A e B.

Dia “D”

O Dia “D” da Campanha de Multivacinação acontece no próximo sábado, dia 16.  A mobilização é nacional e em Aracaju será realizada em 42 Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h às 13h.  A gerente do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões Correia, faz um alerta  para que os pais e responsáveis não deixem de levar o cartão de vacina. “ O cartão é um documento importante porque  através dele o profissional de saúde vai poder avaliar quais as vacinas são necessárias aplicar conforme o histórico vacinal.  Caso o cartão tenha sido perdido, os pais devem assim mesmo levar a criança ou o adolescente até a unidade de saúde para regularizar a situação”.