Programa Saúde na Escola amplia ações nas instituições municipais

Educação
15/09/2017 14h42
Início > Noticias > 73392

Durante toda a semana, o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou avaliações odontológicas, antropométricas, nutricionais e atividades educacionais nas escolas municipais de Aracaju. A finalidade dessas ações educativas é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O PSE é um programa Federal dos Ministérios da Saúde e Educação, que, no âmbito municipal, acontece entre as Secretarias Municipal da Educação (Semed) e da Saúde (SMS), por meio dos postos da Unidade Básica de Saúde (UBS) e das Escolas da rede municipal de ensino, além das parcerias com as Universidades e Faculdades de Aracaju.

Claudia Mendonça, referência técnica do PSE na Semed, fala que o objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dos estudantes. “Além da promoção à saúde o programa realiza ações educativas reforçando temas que a própria escola já aborda. Os estudantes também têm a prioridade no atendimento nos postos de saúde, aqueles alunos identificados com algum problema de saúde são encaminhado para uma unidade básica. É um trabalho de união entre as secretarias da Educação, da Saúde e os parceiros”, explica.

A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Professora Maria Givalda da Silva Santos recebeu os estudantes de Fisioterapia da Faculdade de Sergipe – Fase, que abordaram de forma lúdica e atraente a inclusão de pessoas com deficiências na sociedade. Na ocasião os universitários fizeram uma apresentação teatral e desenvolveram práticas pedagógicas com as crianças.

A mãe do aluno Samuel Nascimento, Regilane Nascimento, afirma que a Emei sempre procura parceiros para realizar atividades que beneficiam os alunos. “Muito gratificante ver nossas crianças se divertindo e se desenvolvendo a cada dia, essas parcerias só fazem a escola crescer e quem ganha com isso somos nós. Estou muita satisfeita em saber que a Maria Givalda oferece momentos especiais com atividades enriquecedoras para meu pequeno Samuel”, opina.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Antônio da Costa Melo, os estudantes aprenderam sobre a importância do consumo das frutas, o aproveitamento das cascas de alguns alimentos e experimentaram sucos verdes. De acordo com a diretora da instituição, Itamara Leite, as atividades que foram realizadas complementam as ações que a escola realiza. “Nossos alunos adoraram as atividades, participaram e cooperaram ativamente nas práticas que aconteceram hoje. São experiências que enriquecem os projetos que a escola realiza”, revela.

A programação segue durante a próxima semana na Emei José Garcez Vieira, Emef Professora Núbia Marques e Emef Professor José Antônio da Costa Melo, com ações de avaliações antropométricas, nutricionais e atividades educativas.