A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início a mais uma das ações prioritárias para qualificação dos profissionais e fortalecimento da Rede de Atenção Básica. O Centro de Educação Permanente (Ceps) começou na tarde desta quarta-feira, 14, em articulação com a Rede de Atenção Primária (Reap) e com o Programa de Saúde do Adulto, o processo de discussão, atualização e validação dos Protocolos Clínicos da Atenção Básica. O primeiro tema abordado foi “Hipertensão Arterial Sistêmica”.
Aproximadamente 30 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros das equipes de Saúde da Família foram convidados para o encontro. Foi uma tarde muito produtiva, com discussões sobre potencialidades e dificuldades que se tem vivido na assistência à população. “As preocupações que ocuparam a discussão foram no sentido de garantir um melhor atendimento às necessidades de saúde da população, incluindo questões sobre as diretrizes para o cuidado, fluxos de encaminhamentos para especialistas e exames, corresponsabilização do usuário e de seu cuidador”, explicou o coordenador do Ceps, João Cavalcante.
Segundo o coordenador de apoio institucional da Reap, André Baião, a proposta é dar sequência a essa ação com a inclusão dos demais profissionais da Atenção Básica, de modo que todos sejam atualizados. “Esse momento configura um compromisso da gestão em retomar as discussões junto aos profissionais e priorizar a educação permanente como umas das principais ferramentas para melhorar o processo de trabalho. Além disso, é uma alternativa para a construção de novos processos de trabalho casa vez mais cuidadores de nossa população”, frisou.