O sentimento de zelo e valorização de uma unidade escolar começa com o entendimento de pertencimento ao mesmo universo e pode ser estimulado através de ações conjuntas que integrem as famílias ao âmbito escolar. Neste domingo, 17, isto pode ser visto. Centenas de moradores do bairro Inácio Barbosa estão passando pelo Grande Bazar da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Francisco Guimarães Rollemberg, mantida pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju(Semed). O evento é uma iniciativa da Escola em parceria com o Instituto C&A e acontece há oito anos com um grande envolvimento das comunidades Jardim Esperança, Pantanal e adjacências, todas localizadas no bairro Inácio Barbosa.
O tema do bazar esse ano é Sustentabilidade e a renda arrecadada será revertida para ações de sustentabilidade na estrutura da escola. Quem explica como isso se dará é a diretora da Emei, Denise Melo. “Esse ano a renda arrecadada será revertida para a compra de lâmpadas leds para diminuirmos o consumo de energia, de torneiras automáticas, que evitam o desperdício de água e de lixeiras de apropriadas para a separação do lixo reciclável”, explicou a diretora.
As peças vendidas no bazar foram doadas pelo Instituto C&A, são peças de roupas, sapatos, relógios, óculos e outros acessórios das coleções antigas da loja e com pequenas avarias como arranhões, mas tem o critério de estarem em perfeitas condições de uso como esclareceu a gerente da loja C&A, localizada no Shopping Jardins Vânia Barroso. “Essa nossa parceria tem oito anos e todo ano é uma felicidade enorme saber que essas peças, escolhidas criteriosamente e com perfeitas condições de uso, que já saíram de linha da loja se transformam em melhorias efetivas aqui nessa Escola”, afirma a gerente.
Participação da Comunidade
As peças estavam sendo vendidas nos valores que variavam de 3 a 30 reais. Fabíola Sheile Delfino estava ao lado do seu esposo carregando uma caixa grande cheia de roupas, sapatos, bolsas e óculos escuros e, com um sorriso no rosto, explicou que era no bazar da Emei Francisco Guimarães que ele garantia as vestimentas do natal de toda a sua família. “Aqui eu estou levando roupas para minha mãe, para meus dois filhos, para meu pai e para minha mãe, se não fosse o bazar eu não teria condições de levar essa quantidade de coisas para toda a minha família, então hoje nós estamos muito felizes”, garantiu a agente comunitária.
A cabelereira Josefa Soares também levou sua filha, genro e netos para comprarem as peças do bazar. “Hoje eu trouxe mais cinco pessoas da minha família, eu garanti dois relógios lindos e cada um está levando uma coisa. Eu acho essa iniciativa maravilhosa porque além de comprar coisas que a gente sabe que na loja é bem mais a gente está ajudando a nossa escola”, avalia.