Seplog discute PPA com Comissão de Finanças da CMA

Planejamento e Orçamento
19/09/2017 18h07

O Plano Plurianual (PPA) para o exercício 2018 a 2021 foi a pauta da reunião entre o Governo Municipal e a Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, na tarde desta terça-feira, 19. Representando a Prefeitura de Aracaju, o coordenador geral de Orçamento da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), José Leilton, esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) onde prestou esclarecimentos à Comissão sobre as informações apresentadas no projeto para que os vereadores possam melhor fundamentar seus votos e assim o projeto siga para votação em Plenário.   

De acordo com Leilton, o Plano foi enviado para a Câmara no dia 31 de agosto, e o convite é natural no sentido de servir para sanar algumas dúvidas dos vereadores. "O PPA tem como base o Planejamento Estratégico que, desde o ano passado o Governo Municipal vem construindo junto à comunidade com o principal objetivo de recuperar a qualidade de vida da cidade, do cidadão aracajuano", disse o coordenador geral, evidenciando que os vereadores podem apresentar emendas ao Plano. "Mas a gente acredita que o Plano Plurianual está muito bem elaborado e satisfatório o suficiente para a aprovação na Casa legislativa", enfatizou.

Para o vereador Thiaguinho Batalha, o PPA é um dos planos mais importantes para uma legislatura. Ele também destacou a relevância da reunião. "Nós convidamos um representante da Seplog, a secretaria específica sobre a área para que a gente possa entender o que o Poder Executivo prepara de diferente da legislatura passada. A partir daí, vamos entrar num processo de análise com toda a comissão para então levarmos o PPA ao Pleno para a apreciação dos outros vereadores e, consequentemente, para a votação". Ainda de acordo com o vereador e presidente da Comissão de Finanças, a previsão é que num prazo de 15 dias o Plano seja votado.

Apesar de não fazer parte da Comissão, o vereador Isac de Oliveira participou do encontro e enfatizou a importância da discussão. " Todos nós estamos debruçados sobre a questão do Plano Plurianual, que são os gastos que o município vai ter com relação as suas demandas. Este é o momento de entendermos o conceito, quais são as limitações, sobretudo porque o papel do vereador é propor e fiscalizar a partir do conhecimento mais amplo sobre o assunto", pontuou. 

Presentes
 
Além do representante da Seplog, José Leilton, esteve presente no encontro, convidado pela Comissão, o vereador Isac de Oliveira. Além de Thiaguinho Batalha, fazem parte da Comissão os vereadores Fábio Meireles, Vinicius Porto, Américo de Deus e Evando Franca.