Funcaju participa da Semana da Acessibilidade com Cine Direitos Humanos

Cultura
20/09/2017 17h26

De 19 a 21 de setembro, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, está realizando a XI Semana da Acessibilidade. Nesta quarta-feira, 20, o evento contou com o apoio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). A programação foi realizada no Centro Cultural com o Cine Direitos Humanos, onde foram exibidos filmes relacionados ao tema no Núcleo de Produção Orlando Vieira.

“O Cine Direitos Humanos já é uma ação de parceria entre a Secretaria da Assistência com a Funcaju e inserimos este projeto na Semana da Acessibilidade. Poder utilizar um equipamento público excelente como esse que temos aqui no centro cultural, com um cinema incrível, é muito bom para trazer o nosso público e também fazer a formação dos nossos trabalhadores e usuários”, destaca Murillo Oliveira, coordenador de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Os filmes exibidos tiveram a ferramenta do áudio descrição valorizando a acessibilidade. Os curtas “Hoje eu quero voltar sozinho”, do diretor Daniel Ribeiro, e “Depois que te vi”, do diretor Vinicius Saramago, foram os escolhidos pela equipe do NPD.

“O audiovisual permite que as pessoas discutam sobre os mais diversos temas e este não é diferente. Tivemos o cuidado de escolher filmes mais acessíveis. Fizemos uma pesquisa para procurar o material que tivesse toda a acessibilidade tanto com o áudio descrição como com a linguagem”, explica a diretora do Núcleo de Produção Digital, Carolina Westrup.