Prefeitura reescreve história do Coqueiral com obra estruturante

Obras e Urbanização
20/09/2017 17h41

Coqueiral da Sagrada Família. O bairro que faz referência ao modelo familiar em que a humildade e a grandeza de espírito devem prevalecer no ser humano, hoje abriga muitas pessoas oriundas de municípios sergipanos e outros estados, com história e biografias bem semelhantes: a busca por uma vida melhor na capital. Das centenas de moradores do Coqueiral, a dona de casa Josilda Alves assiste de sua porta as máquina e operários mudando a paisagem da rua em que mora há mais de 18 anos, com uma obra que deve transformar o parque urbanístico e finalmente resolver problemas de muitos anos.

"Não tenho palavras para expressar a emoção em ver que agora minha rua será pavimentada e meus filhos terão facilidade em chegar em casa. Há bastante tempo sonhávamos com esta obra e comprovar que agora será finalmente realizada, fico emocionada. Resta apenas aguardar que seja concluída e agradecer aos gestores da Prefeitura por olhar por nós aqui do Coqueiral", relata dona Josilda.

São relatos como este que legitimam a filosofia adotada pela Prefeitura de Aracaju na reconstrução da infraestrutura da capital. Neste caso, por exemplo, trata-se de uma obra retomada a pouco menos de mês e beneficiará 23 ruas da comunidade com rede de drenagem, terraplanagem e pavimentação, esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água e execução de passeios. No total, mais de R$ 6 milhões estão sendo investidos no Coqueiral, conveniados entre a PMA e o Governo Federal.

O cronograma está bastante adiantando e nesta quarta-feira, 20, mais de 30 profissionais e máquinas atuaram em frentes de trabalho nas ruas Boa Vista, Frei Enoque, São Roque, entre outras. Atualmente os operários realizam levantamento topográfico, construção de muro de arrimo, implantação da rede de drenagem e regularização do terreno.

De acordo Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura, o histórico de ocupação do Coqueiral e o perfil de seus moradores dão a esta obra um simbologia muito forte que transcende a engenharia. "Um local que surgiu entre as plantações de cocos e mangues e abrigou pessoas dos mais longínquos rincões que acabaram construindo rudimentarmente e sem planejamento suas residências, e hoje começa a receber a infraestrutura adequada é de fato a algo a ser comemorado. E essa comemoração, imagino, deva ser tanto por parte da população, como dos gestores e pelo que conheço do prefeito Edvaldo Nogueira, mas do que comemorar ele hoje demonstra imensa satisfação em retomar esta importante obra", pontua Ferrari, acrescentando que significa um marco na história do Coqueiral.